Seja bem vindo ao nosso Blog!

Saiba quais as cirurgias odontológicas mais comuns

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

Cirurgias odontológicas ou cirurgias orais são todas aquelas realizadas pelo cirurgião-dentista na cavidade bucal. Elas são indicadas pelos profissionais da Odontologia para prevenir ou reabilitar a saúde bucal dos pacientes.

São muitos os procedimentos possíveis de serem realizados pelos cirurgiões-dentistas. Neste post vamos citar algumas das cirurgias odontológicas mais comuns:

Cirurgia oral menor

A cirurgia oral menor é aquela que pode ser realizada no próprio consultório ou clínica odontológica. São aquelas que envolvem um risco menor e são bem cotidianas. É o caso da extração dentária, por meio da exodontia. A extração do dente do siso é a mais recorrente. O dente do siso aparece após a evolução da arcada dentária dos indivíduos, o que pode trazer complicações aos pacientes. Por este motivo, a retirada está entre as cirurgias odontológicas mais comuns.

A cirurgia oral menor geralmente é realizada somente com a aplicação da anestesia local pelo próprio cirurgião-dentista e a recuperação dos pacientes ocorre de forma rápida.

Remoções de cistos

Os cistos na cavidade bucal podem ter origem congênita (desde o nascimento) ou com o desenvolvimento das estruturas bucais, como dentes e gengivas, por exemplo. Mas em ambos os casos,  a remoção é necessária por meio das cirurgias odontológicas.

A retirada de um cisto também é um procedimento considerado simples, com a diferença de que este deve ser enviado para biópsia a fim de investigação. O tratamento posterior dependerá do resultado desta análise.

Cirurgias odontológicas gengivais

As cirurgias odontológicas gengivais são indicadas para os pacientes que desenvolveram doenças periodontais, que são aquelas nas quais a infecção bacteriana afeta os tecidos gengivais e estruturas ósseas dos dentes.

Com o avanço das doenças periodontais ocorre o desenvolvimento da chamada bolsa periodontal, desenvolvida com o acúmulo da placa bacteriana abaixo da linha da gengiva. Nestes casos, a indicação mais comum entre os cirurgiões-dentistas é a realização do ‘retalho gengival’, para limpeza e redução da bolsa.

Outras cirurgias odontológicas realizadas em casos de doenças periodontais envolvem a gengivectomia para remoção do excesso do tecido gengival, e a gengivoplastia para remodelagem do tecido gengival que permaneceu saudável após o desenvolvimento da doença.

Enxertos ósseos para implantes dentários

A colocação de implantes dentários tem crescido bastante entre as cirurgias odontológicas. Esta nova estrutura no osso maxilar envolve diversos cuidados do cirurgião-dentista e sua equipe. Isso porque o osso deve estar bem posicionado e adequado para receber o implante, que envolve o pino metálico e a colocação da coroa.

O enxerto ósseo é o procedimento indicado para preparar a boca para receber o implante dentário. Em caso de ossos mandibulares ‘muito finos ou moles’, o implante pode ser malsucedido.

Cirurgia ortognática

As cirurgias odontológicas ortognáticas são aquelas que alteram a posição da mandíbula dos pacientes. Estas geralmente são realizadas em adultos, já que crianças e jovens podem contar com correções por meio dos aparelhos ortodônticos.

A correção se faz necessária quando a posição inadequada causa dores mandibulares e também alterações na mordida dos pacientes. Para o reposicionamento, os cirurgiões-dentistas utilizam placas e parafusos de titânio, mesmo material dos implantes dentários.

Mais informações sobre esses e outros procedimentos você encontra em nosso blog.

 

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​