Seja bem vindo ao nosso Blog!

Vacinas para equipe odontológica

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

As vacinas para equipe odontológica devem estar entre as maiores preocupações dos dentistas e auxiliares de saúde bucal. E por que? Por segurança, uma vez que várias doenças têm no sangue e na saliva uma das principais formas de transmissão. 

A vacinação é considerada fundamental na prevenção de diversas doenças. Mas, apesar disso, há algumas enfermidades que não apareciam há décadas, e que estão de volta. As campanhas de vacinação para as crianças, em muitos casos, não atingem 100% do público a que se destina.

Várias vacinas, principalmente as mais comuns, exigem que o paciente tome mais de uma dose, porque necessitam de todo um ciclo para que tenham o efeito desejado. Como muita gente acaba tomando apenas a primeira dose, a população acaba desprotegida. 

Os profissionais de saúde devem seguir um calendário de vacinação e ter a sua carteirinha com todos os carimbos possíveis, por estarem frequentemente sob risco de serem infectados. Mas, apesar de ser regida pela legislação, e de proteger os trabalhadores, a imunização por parte dos profissionais de saúde ainda apresenta baixa adesão.

Entre os profissionais da área da saúde, as vacinas para equipe odontológica são muito importantes. Veja quais devem ser tomadas:

Hepatite B

A Hepatite B é uma das doenças que os profissionais da saúde mais correm o risco de contrair se não forem imunizados. A vacina protege de 90 a 95% e deve ser tomada em três doses.

A doença é transmitida pelo contato com o sangue contaminado, e ataca o fígado com consequências graves caso não seja tratada corretamente. Possui como sintomas: amarelamento dos olhos, dores abdominais e urina mais escura. Com o tempo, podem ainda causar tumores no fígado.

O risco de profissionais da saúde contraírem a hepatite B chega a ser cinco vezes maior que o da população em geral, por isso está entre as mais importantes vacinas para equipe odontológica.

Tuberculose

Estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que todo ano são dez milhões de novos casos no mundo e que levam mais de um milhão de pessoas a óbito. Somente no Brasil são 70 mil novos casos, com 4,5 mil óbitos.

Diante destes números alarmantes, a imunização contra o bacilo de Koch deve ser uma das primordiais vacinas para equipe odontológica.

Para o controle da doença em todo o mundo, a OMS definiu países prioritários de atuação, entre eles o Brasil.  No total, trinta países compõem a lista da Organização, e que representam 87% do número de casos de tuberculose no mundo.

Influenza

A gripe é a doença mais comum a que os profissionais da saúde ficam expostos, por este motivo deve ser tomada anualmente. O contato frequente com diversos pacientes, que podem estar infectados, faz com que esta seja uma das vacinas para equipe odontológica.

Difteria e Tétano

Essas doenças podem ser evitadas com a vacina dupla Dt. E deve estar no calendário de vacinação dos profissionais de saúde a cada dez anos. A difteria e o tétano, assim como diversas outras enfermidades, contam com mais riscos de se desenvolver entre os profissionais da área da saúde.

Estas são algumas das vacinas altamente recomendadas às pessoas que atuam em prol da saúde humana. Além das citadas acima há ainda as que previnem a rubéola, o sarampo, a caxumba e a varicela.

Há ainda vacinas para equipe odontológica dependendo de sua área de atuação e os riscos apresentados, como a hepatite A e a meningite, por exemplo. Mais sobre a saúde dos trabalhadores da saúde bucal você encontra em nosso blog.

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​