Seja bem vindo ao nosso Blog!

Saúde Bucal: 5 Mitos e verdades

Picture of Digital Curso ASB

Digital Curso ASB

Basta dar um Google e você vai encontrar várias “dicas” caseiras para a saúde bucal. Mas será que elas têm embasamento? São seguras?

Por haver muita informação ‘livremente’ por aí, e diversas deles sem ser confiáveis, preparamos um post para você verificar o que é mito e o que é verdade quando falamos da saúde de nossos dentes e da cavidade bucal. Acompanhe:

Água Oxigenada para clarear os dentes: MITO

Essa você provavelmente já deve ter ouvido em algum lugar. Mas este é um dos mitos que envolve não somente a estética, já que estamos falando de dentes branquinhos, mas sim da saúde bucal.

Água oxigenada como bochecho não pode ser utilizada para clareamento dentário. Se for utilizada para esse fim, pode levar ao câncer. 

O peróxido de hidrogênio até consta na fórmula dos chamados clareamentos caseiros, realizados com moldeiras. Mas estes devem ser indicados por profissionais da Odontologia e não comprados em farmácias e realizados de forma indiscriminada pelos próprios pacientes.

Além do efeito carcinogênico que citamos acima, o bochecho com a água oxigenada pode ainda acarretar em queimaduras bucais, doenças periodontais além de desequilíbrios no ph da boca.

Clareamentos deixam dentes mais fracos: MITO

Clareamentos dentais, aqueles com indicação, orientação e acompanhamento de dentistas, não deixam os dentes enfraquecidos. Este é um dos mitos que envolvem a Odontologia. Mas estes procedimentos só devem ser realizados em pessoas que contam com a saúde bucal em dia.

Aspirina para regenerar dente após a incidência de cáries e melhorar a saúde bucal: VERDADE

Estranho não é? Mas essa é uma verdade em se tratando de saúde bucal. O estudo é recente, realizado por cientistas irlandeses. Mas eles afirmam que desenvolveram uma técnica utilizando o ácido acetilsalicílico.

Mas isso não quer dizer que basta tomar aspirina para a recuperação dos dentes. As pesquisas giram em torno do uso do ácido no estímulo da regeneração das células tronco dos dentes. Portanto pode ser que no futuro sejam utilizadas técnicas para recuperação dos dentes após o aparecimento das cáries dentárias com o uso da aspirina, e sem a necessidade das temidas obturações.

Uso de isotônicos enfraquece os dentes: VERDADE

Verdade. Seu uso é indicado para quem pratica atividades físicas, e de alta intensidade, mas pelo seu gosto adocicado está se tornando bebida usual, inclusive, entre crianças.

Pesquisadores e profissionais da Odontologia destacam que seu uso, da maneira incorreta, causa malefícios para a saúde bucal das pessoas. Este tipo de bebida, além de aumentar a incidência de cáries, causa o desgaste dos dentes.

Uso do fio dental é dispensável: MITO

Apesar de ter amplas discussões sobre o tema, e, inclusive, contar com adeptos que afirmam que não há necessidade do uso do fio dental, esse é mais um mito que envolve a saúde bucal.

O fio dental é uma etapa importantíssima da higiene oral e não deve ser deixado de lado. O fio alcança estruturas que a escova não alcança, portanto protege os dentes e gengivas do acúmulo das placas bacterianas. Escovação dental, uso do fio e de enxaguantes bucais devem fazer parte da rotina diária.

#

Estes são somente alguns mitos que envolvem a saúde bucal. Há outros inúmeros deles sendo difundidos de maneira errônea por aí. Por isso, nossa dica principal é sempre consultar profissionais da Odontologia quanto a tratamentos, procedimentos e dúvidas sobre a higienização. Além disso, contar com fontes confiáveis de pesquisa. Quanto a isso podemos lhe ajudar em nosso blog. Corre lá!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​