Encantar os clientes é missão de todo mundo que trabalha com atendimento, seja na área do comércio ou na prestação de serviços. Desde para comprar um sapato ou ser atendido em um consultório odontológico, os clientes querem boas experiências.
No comércio, os vendedores cada vez mais tem a função de otimizar a experiência dos consumidores. E nos consultórios odontológicos? Lá, o atendimento diferenciado irá depender de toda a equipe de saúde bucal, da secretária até o cirurgião dentista.
Mas o profissional que mais realiza o contato direto com os pacientes hoje nas clínicas e consultórios dentários é o Auxiliar de Saúde Bucal (ASB), responsável pelo seu acolhimento. Este acolhimento pode fazer toda a diferença no atendimento do paciente como um todo.
Mais do que acolher, o ASB pode encantar os clientes de uma clínica ou consultório odontológico, otimizando assim a sua experiência e fidelizando-os como clientes. É claro que esta atuação do Auxiliar deve estar em consonância com a postura dos demais profissionais do estabelecimento, mas o ‘encantamento’ pode fazer toda a diferença.
O foco é o paciente
Nada de empurrar tratamentos, desmarcar consultas em cima da hora ou ignorar a chegada do paciente na clínica. Os pacientes são o principal motivo do consultório ou clínica odontológica estar em funcionamento e o cirurgião-dentista necessitar de um ASB para auxiliar. Portanto, valorizar o paciente e focar o seu trabalho nele é fundamental.
Em nosso blog já demos algumas dicas de como receber os pacientes e qual a postura adequada do ASB para isso. Aposte nelas e lembre-se que o cliente sempre busca por boas experiências, mesmo que elas venham junto com brocas e seringas carpules.
Encantar os clientes começa pelos detalhes
Verificar o nome do paciente que chegará a seguir é o mínimo que o Auxiliar de Saúde Bucal pode fazer. Mas há detalhes que este profissional pode se atentar para encantar a sua clientela. Um cartão de aniversário, de natal – ou até uma simples lembrancinha -pode agradar o paciente, e também fazê-lo lembrar de que está na hora de marcar novamente uma limpeza, por exemplo.
Hoje, as redes sociais facilitaram e muito esse trabalho de aproximação com os pacientes. O ASB pode desfrutar desse tipo de comunicação. Dicas de saúde bucal também podem ser enviadas aos pacientes. Esses gestos podem mostrar que a sua empresa se preocupa e valoriza os clientes.
Equipe em sincronia
Como citamos acima, de nada adianta o ASB fazer um trabalho brilhante de encantamento e o cirurgião dentista tratar mal o paciente na hora do atendimento odontológico. A equipe de saúde bucal deve estar sincronizada no foco ao cliente.
Treinamentos em equipe podem ser uma boa estratégia, assim como definir a missão do consultório, por exemplo: “Encantar os clientes” ou “Otimizar experiência dos pacientes”. E tudo isso aliado, é claro, a um trabalho sério, de qualidade.
Importante ressaltar que um paciente encantado com os serviços de saúde bucal pode se tornar promotor de ‘venda’ do consultório odontológico que proporcionou a experiência diferenciada. O famoso marketing boca a boca pode alavancar os negócios, além de valorizar os serviços de toda a equipe odontológica, inclusive do ASB. Saiba mais e nosso blog.