Seja bem vindo ao nosso Blog!

Cárie: como identificar, tratar e evitar

Quando se fala em saúde bucal, a cárie dentária é uma das primeiras preocupações que vêm à cabeça, não é?! Segundo a Associação Brasileira de Odontologia (ABO), essa doença é causada por ácidos produzidos pelas bactérias que vivem na nossa boca. E essa produção é acelerada quando consumimos açúcar demais!

A cárie é uma doença silenciosa que causa, além de dor e desconforto, a destruição progressiva dos dentes. Mas, não se preocupe, bons hábitos podem vencê-la! Veja abaixo mais sobre como identificar, tratar e evitar:

Como identificar a cárie

A sensibilidade é um dos sintomas da cárie. Se você sente desconforto ao ingerir bebidas quentes ou frias, fique atento! Ainda é possível identificar a doença ao encontrar buracos nos dentes e ao sentir dor ao morder. Manchas escuras, marrons ou pretas, também podem indicar cárie.

Agora, um jeito infalível de diagnosticá-la é indo ao dentista! A cárie no estágio inicial, por exemplo, não costuma dar sinais como dor e buracos. Por isso, é tão importante fazer um check-up de seis em seis meses. Um raio-X na clínica pode detectar facilmente a doença.

Como tratar a cárie

O tratamento varia conforme a gravidade do caso. Se você visita regularmente o dentista e descobriu a cárie logo no início, fica bem mais fácil de tratar. Um tratamento com flúor pode evitar que as bactérias continuem atacando o seu dente. A restauração também pode ser indicada.

Nos casos mais graves, a recomendação é a de extrair parte ou todo o dente e, depois, inserir uma prótese no lugar. Viu só como a doença pode ser grave se não for identificada e tratada a tempo?!

Como evitar a cárie

Bons hábitos previvem cáries. Por isso:

– Escove os dentes depois de todas as refeições; use uma escova macia e pastas de dente que têm flúor. Deixe a preguiça de lado e não se esqueça de passar o fio dental, especialmente antes de dormir.

– Diminua o consumo de açúcar. A gente sabe que é difícil cortá-lo de vez. Tente substituí-lo por verduras, carnes, peixes, arroz e feijão – esses alimentos são outras fontes de flúor.

– Beba muita água. A água estimula a produção de saliva. Quando, na nossa boca, as bactérias começam a atacar os restos de alimentos , a saliva entra em ação para ajudar a recuperar as partes atacadas. Aí, a acidez bucal fica mais equilibrada.

– E, mais uma vez, consulte seu dentista a cada 6 meses! A prevenção continua sendo o melhor remédio, já diria a vovó.

Veja no nosso blog mais dicas para prevenir cárie e outras doenças bucais.

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​