Seja bem vindo ao nosso Blog!

Como o ASB pode incentivar a saúde bucal familiar?

O papel do Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) é fundamental na promoção da saúde bucal familiar. É ele quem deve passar mensagens conscientizadoras – tanto para as crianças, como para os adultos – sobre a importância da prevenção e de manter uma boca saudável. Mas de que forma?!

Crianças e adultos

Se o ASB trabalha em um consultório odontológico, ele pode começar motivando as crianças que são atendidas no local. É uma maneira simples de chegar até os pais e, assim, influenciar a saúde bucal familiar. Afinal, os bons hábitos podem ser repassados pelos pequenos para todos da casa.

Em um bate-papo com a turminha, o Auxiliar de Saúde Bucal deve falar, por exemplo, sobre o perigo da cárie e sobre a importância de escovar os dentes, especialmente depois das refeições. A dica é, além de ser didático, usar desenhos para colorir, brinquedos e outros atrativos infantis a seu favor. Leia mais aqui.

Na clínica, a abordagem não deve ficar só em torno das crianças. É também importante falar com os adultos: explicar a eles que higiene bucal é sinônimo de qualidade de vida, de saúde. Nem todo mundo sabe que é necessário passar o fio dental todos os dias e que um pedacinho dele pode, inclusive, combater o mau hálito.

Tem gente que também não tem noção da diferença que produtos com flúor podem fazer! Dá para falar com os pacientes sobre uma infinidade de hábitos que ajudam a manter a saúde da boca em dia. Não custa sempre lembrá-los de que uma visita ao dentista de seis em seis meses é o ideal.

Na rede pública

O mesmo trabalho de promoção da saúde bucal familiar deve também ser feito pelo ASB que atua no Sistema Único de Saúde (SUS). Lá, o Auxiliar de Saúde Bucal fica à disposição da população que não tem condições financeiras de ir a um dentista particular.

Na rede pública de saúde, o profissional pode encontrar pacientes que tiveram a primeira ida ao dentista na fase adulta. Nesses casos, as ações para incentivar cuidados com a higiene bucal se tornam ainda mais imprescindíveis.

Nos últimos anos, o Brasil Sorridente, programa do governo federal, conseguiu, por exemplo, reduzir a incidência de cáries dentárias investindo em técnicas de promoção da saúde bucal familiar.

Viu só como o trabalho de um ASB pode influenciar uma casa toda?! Para conhecer um pouco mais sobre a profissão, acesse o nosso blog.

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​