Seja bem vindo ao nosso Blog!

Como o ASB pode ajudar na prevenção do câncer de boca?

Se o paciente chega ao consultório odontológico e reclama de uma ferida na boca que o incomoda há mais de 15 dias e  não cicatriza, é sinal de alerta! Como o primeiro contato é com o Auxiliar de Saúde Bucal (ASB), é essencial que esse profissional saiba que pode não ser uma afta e, sim, uma doença mais grave! O diagnóstico precoce é uma das formas de prevenção do câncer de boca, sabia? Leia mais abaixo sobre como o ASB pode auxiliar no combate à doença.

Promoção da saúde bucal

O Auxiliar de Saúde Bucal deve investir sempre em ações de promoção da saúde bucal. Ou seja, buscar conscientizar  os pacientes sobre a importância de não fumar; de manter uma dieta balanceada, rica em frutas, verduras e legumes; de beber moderadamente; de proteger-se da radiação solar excessiva; e de, claro, manter uma boa higiene da boca.

O que tem a ver a proteção contra o sol com o câncer de boca? Tudo! A doença pode aparecer no lábio, especialmente em pessoas com pele branca, quando a exposição à radiação solar é grande. O ASB também não pode deixar de falar sobre o HIV – uma das causas da doença. É possível contraí-lo fazendo sexo oral sem camisinha ou mesmo pelo beijo.

Auxílio no diagnóstico precoce

Todos esses cuidados ajudam na prevenção do câncer de boca. Outra maneira de combater a doença é por meio do diagnóstico precoce, que leva à eliminação de lesões pré-cancerígenas. Quando o tumor é diagnosticado no início e o paciente é rapidamente submetido ao tratamento adequado, a chance de cura é grande.

Por isso, o Auxiliar de Saúde Bucal deve incentivar a visita regular ao dentista e estar sempre atento às conversas que tem com o paciente, principalmente com relação ao aparecimento de lesões suspeitas na boca.

Assim, sem dúvida alguma, o ASB pode colaborar com a prevenção do câncer de boca, que, hoje, é um dos mais comuns no Brasil. Veja ainda no nosso blog seis doenças infecciosas que todo Auxiliar de Saúde Bucal deve conhecer bem.

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​