Seja bem vindo ao nosso Blog!

Concursos públicos para ASB: o que você precisa saber

Além de bons salários, um dos grandes atrativos das carreiras públicas é a estabilidade profissional. A boa notícia para o Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) é que tem concursos públicos para ASB! No post desta quarta-feira, reunimos tudo o que você precisa saber caso esteja pensando em virar concurseiro.

As vagas são para trabalhar onde?

Na maior parte das vezes, as vagas são para equipes de postos de saúde e de hospitais municipais. Porém, é sempre bom também ficar atento a editais lançados pelos governos estadual e federal. A frequência com que os concursos públicos para ASB saem também varia.
Por isso, mantenha o hábito de pesquisar as oportunidades em sites voltados para concursos públicos.

Qual formação os concursos públicos para ASB exigem?

Os concursos públicos para ASB exigem que o profissional tenha concluído o curso profissionalizante específico para a área, com carga horária de 600 horas. Além da certificação, é preciso que o Auxiliar de Saúde Bucal esteja devidamente registrado no Conselho Regional de Odontologia (CRO).
Na verdade, essas são as duas condições básicas para quem quer trabalhar legalmente na área.

Qual lei regulamenta a profissão?

A profissão de Auxiliar em Saúde Bucal e a de Técnico de Saúde Bucal (TSB) estão regulamentadas pela Lei nº 11.889/2008. O ASB e o TSB são as novas denominações dos antigos cargos de Auxiliar de Consultório Dentário (ACD) e Técnico em Higiene Dental (THD), respectivamente.

Qual é, geralmente, o trabalho do ASB concursado?

As tarefas do ASB concursado variam muito conforme a vaga oferecida. Separamos as principais atividades que esse profissional deve desempenhar no dia a dia:

Funções odontológicas

  • Auxiliar o odontologista, inclusive manipulando instrumentos pertinentes ao trabalho;
  • Preparar e selecionar moldeiras em gesso;
  • Limpar e esterilizar todos os instrumentos e equipamentos da clínica, elaborando mapas se necessário;
  • Controlar trabalhos de laboratório, incluindo os exames de raios X;
  • Deixar o consultório preparado para o trabalho do dentista, organizando devidamente os instrumentos e equipamentos conforme sua finalidade;
  • Participar de cursos de treinamento e educar o paciente sobre a saúde bucal.

Funções gerais

  • Receber os pacientes, sempre com simpatia, tranquilizando-os quanto ao procedimento a ser realizado e tirando suas dúvidas;
  • Deve ser capacitado para sugerir alternativas de tratamento bem como acompanhar o processo de tratamento do paciente;
  • Marcar consultas, receber/controlar pagamentos e organizar as fichas dos pacientes, atualizando-as sempre que necessário;
  • Participar de reuniões e de propostas de soluções sempre que sua presença se fizer necessária.

Como estudar para concursos públicos para ASB?

A nossa primeira dica é: leia o edital com muita atenção, planeje os seus estudos e tenha disciplina. Se você fez um bom curso para ASB, tenha a certeza de que já é um ponto positivo. Para saber mais como estudar para concursos públicos para ASB, leia outro post nosso aqui do blog sobre o assunto.

Agora, é só estudar bastante para garantir a sua vaga. Assim que for aprovado, não deixe de ver o nosso post sobre a documentação que você deve ter em mãos. Reúna tudo com antecedência!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​