A esterilização faz parte da rotina de qualquer consultório odontológico. Listamos 3 erros na esterilização para nunca mais cometer – independentemente de quem for o responsável pela tarefa: o Auxiliar de Saúde Bucal (ABS), o Técnico em Saúde Bucal (TSB), o instrumentador cirúrgico, o dentista ou qualquer outro profissional da área.
1 – Não seguir as normas de biossegurança
O primeiro dos três erros na esterilização é não seguir à risca as normas de biossegurança.
Hospitais, consultórios odontológicos e outros locais que cuidam da saúde da população têm manuais de biossegurança que servem para ajudar os profissionais na hora de esterilizar os instrumentos utilizados no dia a dia. Na odontologia, o passo a passo inclui limpeza, seleção da embalagem, montagem dos pacotes e estocagem.
Em outro post aqui do blog, falamos mais sobre como fazer uma esterilização eficiente. É sempre importante ficar de olho nos manuais para não pular nenhuma etapa, afinal, cada uma delas tem grande importância na hora de combater os micróbios!
2 – Esterilizar só o que foi usado na consulta
Nem sempre o dentista usa todos os instrumentos odontológicos que o ASB ou o instrumentador cirúrgico separou.
Na hora da esterilização, porém, é preciso que todos os materiais que ficaram sob a bandeja durante a consulta sejam bem higienizados, tenham sido utilizados ou não. Isso porque é bem possível que um contamine o outro mesmo sem que tenha havido o contato direto.
3 – Esquecer que a esterilização tem validade
Ainda não existe um consenso sobre a validade da esterilização de um instrumento odontológico. Vigilantes sanitários, entretanto, recomendam que o prazo seja de sete dias se o pacote em que o objeto está guardado estiver íntegro e seco.
Em condições diferentes dessas, é preciso retomar todo o processo desde o início.
É importante lembrar que, na hora de encerrar o ciclo, o responsável pela tarefa deve sempre colocar a data de vencimento no pacote. Os que tiverem as validades mais próximas, claro, precisam sair antes do estoque. Esse pequeno cuidado ajuda na hora de evitar erros na esterilização.











