A era digital trouxe novos padrões de interação social e, assim como em outros ambientes, impactou na relação entre o paciente e a equipe do consultório odontológico. Nessa transformação, porém, o que tem gerado muitas reclamações é a falta de um atendimento mais humanizado.
Não é difícil encontrar profissionais que mal interagem com quem está na cadeira porque estão focados demais em apenas resolver o problema que lhes foi apresentado. A falta de um atendimento mais humanizado, entretanto, interfere na satisfação e, por consequência, na fidelização dos pacientes.
Atendimento mais humanizado = diálogo
Mas qual a melhor maneira de o Auxiliar de Saúde Bucal (ASB), em parceria com o dentista, tornar o atendimento mais humanizado no consultório odontológico? A resposta está no diálogo.
A conversa é fundamental para um atendimento humanizado. Fale de igual para igual com o paciente. Com o dentista, explique, por exemplo, quais riscos o tratamento que ele deve fazer pode ter.
Há profissionais que preferem não apontar as possíveis complicações por medo de preocupar demais o paciente. Assim, acabam dizendo apenas que tudo vai ficar bem – o que está longe de ser o ideal. O ideal é nivelar as expectativas, os riscos e a realidade de um procedimento.
Há pacientes que reclamam por não ter tido as suas expectativas atendidas, o que pode ser facilmente resolvido com um diálogo prévio. Por isso, reforçamos: converse com o paciente. Bata um papo antes e depois de todos os procedimentos.
Diga sempre o que deve ser feito, o que ele pode esperar e dê um feedback depois, sempre ao lado do dentista. Só ouvindo o paciente é que você vai saber dos medos e das dúvidas que ele tem e, assim, deixar o atendimento mais humanizado e, como bônus, a clientela mais fiel.
No nosso blog, nós falamos mais sobre a rotina e os desafios de ser auxiliar de dentista. Não deixe de conferir!