Seja bem vindo ao nosso Blog!

Chupeta ortodôntica evita problemas nos dentes da criança?

É inegável que a chupeta ajuda a acalmar uma criança. Muitos pais, especialmente os de primeira viagem, porém, ainda têm dúvidas sobre o uso: será que ela é vilã ou amiga? Bem, a verdade é que a chupeta causa, sim, problemas ortodônticos ao seu filho, especialmente se o uso for prolongado. Mas e a chupeta ortodôntica?

Existem situações que, se não reparadas no começo, podem causar ou agravar problemas nas arcadas dentárias das crianças, principalmente se já houver uma tendência genética.

Além de fundamental para a nutrição e sistema imunológico dos pequenos, o aleitamento materno ajuda no correto desenvolvimento das arcadas dentárias, que é estimulado pelo movimento que o bebê faz ao sugar o peito. A sucção, por sua vez, acalma.

Por isso, eles costumam pegar com facilidade, depois, a chupeta ou o dedinho. Ambos são jeitos supereficientes para evitar a agitação. Por outro lado, são extremamente prejudiciais para o desenvolvimento das arcadas dentárias.

Chupeta ortodôntica: não se deixe enganar

Para tentar minimizar os danos aos dentinhos, foram desenvolvidas chupetas ortodônticas.

Elas ganharam esse nome porque permitem um melhor posicionamento na língua. Mesmo assim, se não forem eliminadas a tempo podem causar prejuízos no formato das arcadas dentárias e na posição dos dentes.

Mas o que fazer então? A melhor saída é a prevenção. Os ortodontistas aconselham que você não introduza o hábito da chupeta ao seu filho. Depois que um costume é estabelecido, é difícil acabar com ele. Fica complicado até mesmo para um adulto!

Diante do impasse, os profissionais recomendam que os os pais encontrem um jeito, com criatividade e sem causar traumas, de fazer com que a criança abandone a sucção, que já ela não é mais necessária depois dos dois anos.

Vai passar!

Papais e mamães, a melhor maneira de enfrentar esse dificuldade com o seu pequeno é entender que vocês estão fazendo o bem para ele, mesmo apesar do choro.

Fiquem tranquilos, essa fase vai passar! Tenham em mente que esse tipo de atitude pode evitar ou simplificar um tratamento ortodôntico lá na frente, além de evitar problemas na fala, na deglutição e na mastigação.

Se você precisa de mais dúvidas sobre o uso da chupeta ortodôntica, não pense duas vezes antes de procurar um ortodontista ou um odontopediatra. Até a próxima!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​