O cheiro ruim na boca pode prejudicar a vida de muita gente, tanto no aspecto pessoal, quanto no profissional. Só para você ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Pesquisas dos Odores Bucais, 4 em cada 10 pessoas sofrem com o mau hálito no país.
No post desta sexta-feira, listamos as principais causas do cheiro ruim na boca. Se você desconfia que o tem, procure um dentista para ter certeza do que está provocando o problema. Assim, fica mais fácil identificar qual o tratamento ideal no seu caso.
Veja abaixo os motivos mais comuns do mau hálito:
- Higiene bucal inadequada;
- Acúmulo de placa bacteriana;
- Excesso de saburra na língua;
- Gengivite;
- Cárie;
- Feridas na boca;
- Amigdalite;
- Sinusite;
- Tabagismo;
- Jejum prolongado;
- Desidratação;
- Refluxo;
- Ingestão de certos alimentos, como alho e cebola.
Como evitar o cheiro ruim na boca
A dica mais importante é cuidar bem da sua saúde bucal. Isso inclui uma higienização diária completa, que inclua dentes, gengivas, língua e garganta. O uso de produtos bucais adequados – como uma escova com cerdas macias e um bom enxaguante bucal – ajudam. Não se esqueça do fio dental!
Outra dica para evitar o mau hálito ingerir pelo menos dois litros de água por dia. Quanto à alimentação, evite ingerir alimentos com alto teor de proteína e de gordura animal: salame, mortadela e linguiça. O alho e a cebola também estão entre os vilões.
Recomendamos, ainda, que você procure um dentista para fazer uma boa limpeza. Quando o mau hálito é provocado pelo acúmulo da placa bacteriana, a remoção dela só pode ser feita com a ajuda de um profissional.
Caso não seja retirada, a placa bacteriana mineraliza sob a ação da saliva e forma o cálculo ou tártaro dental, que podem causar problemas bem mais sérios, como a perda de um dente.
Quer mais dicas sobre como cuidar da sua saúde bucal? Então, acesse o nosso blog. Até logo!