Seja bem vindo ao nosso Blog!

Currículo online: 10 dicas para o recrutador achar o seu antes

A tecnologia influencia, cada dia mais, a vida das pessoas. Nos processos de recrutamento e seleção, não é diferente. Há empresas em que inteligência artificial já tem feito o trabalho que antes era manual: a análise de currículos. Isso é possível através de algoritmos precisos, que substituem etapas do processo tradicional. Que tal, então, aprender a  montar um currículo online bem atraente para ser facilmente encontrado por um robô?

Quem dá as dicas, que valem muito para o Auxiliar de Saúde Bucal (ASB), é a headhunter Mylena Cuenca.

10 dicas para um currículo online atraente

1- Palavras-chave

É por meios das palavras-chave que os recrutadores fazem as buscas de perfil e é também por elas que os algoritmos da plataforma colocam o seu perfil na frente do de outros profissionais. Elas nada mais são do que as atividades mais comuns do seu dia a dia de trabalho, as funções que você desempenha.

Na maioria dos casos, são também os termos técnicos da sua área de atuação. Para identificar as palavras-chave que são indispensáveis para o seu currículo online, tire alguns minutos para pensar nas atividades que você realiza no seu trabalho.

O nome do seu cargo e área de atuação também são palavras poderosas.

Outra dica importante em relação a isso é: explore. Veja referências de currículos de pessoas que atuam na mesma área/função que a sua.

Brinque de recrutador e veja quem são os candidatos que aparecem primeiro pra você quando você digita palavras relevantes na sua área de atuação. Isso pode te dar boas ideias!

2- Foto

Diferente do currículo offline, aquele que imprimimos ou que enviamos por e-mail, o currículo online precisa ter foto. Você sabia que os com foto têm 20 vezes mais chances de serem vistos e avaliados por um profissional de RH?

A foto é uma maneira de te apresentar para os recrutadores. Então, ela precisa comunicar quem você é enquanto profissional e estar conectada à sua área de atuação.

Não precisa ser, necessariamente, uma foto de roupa social, mas precisa ser uma imagem profissional, que transmita credibilidade e confiança.  Prefira fundos mais neutros e escolha imagens com boa resolução.

3- Objetivo profissional

Essa é a primeira informação do currículo online, logo abaixo do perfil pessoal com nome e contatos.

Essa primeira frase descreve sua principal atividade profissional, seu cargo ou a posição que você está buscando. É importante destacar que o uso de palavras-chave nessa descrição irá tornar o seu perfil encontrável nessas plataformas. Aproveite esse espaço para colocar seu cargo atual.

Não precisa ser o cargo descrito na carteira de trabalho. Coloque o nome mais usual que o mercado dá para sua atividade profissional. Isso pode parecer um detalhe, mas é algo muito importante!

4- Resumo do perfil

No currículo online, é comum ter um espaço reservado para o resumo profissional. Ou seja, um espaço para você vender de maneira direta suas principais habilidades e experiências profissionais. Nesse espaço, é importante ficar atento e construir o texto usando as palavras-chave de sua profissão e atividade profissional.

Os recrutadores irão usar algumas palavras para procurar os perfis na plataforma. A melhor maneira de ser encontrado é tendo essas palavras-chave no título da posição e no resumo do perfil.

Aproveite para contar seus cases de sucesso de forma breve e se diferenciar dos demais candidatos. Lembre-se sempre de escrever seu resumo na terceira pessoa e na linguagem culta da língua.

5- Experiência profissional

Aqui, há muitas semelhanças com o currículo offline. Descreva suas atividades profissionais e faça isso da mais recente para a mais antiga. Seja sucinto, mas completo.

A ordem cronológica ajuda a remontar a linha do tempo e, estando da mais recente para a mais antiga, mostra para o recrutador onde você está hoje e quais podem ser seus próximos passos de carreira.

A regra das palavras-chave também vale para descrever as atividades e habilidades profissionais!

6- Formação acadêmica

Sempre coloque o nome do curso, a instituição de ensino, a data de início e de conclusão do curso. Suas formações acadêmicas são suas credencias na carreira profissional. Siga a mesma regra: da mais recente para a mais antiga.

Aqui, vale colocar também todos os cursos de atualização profissional e cursos livres que estejam ligados à sua carreira. Intercâmbio, projetos e trabalhos voluntários também tem espaço nessa parte do currículo. Priorize as experiências que estejam mais conectadas com a sua carreira e com os próximos passos que pretende dar.

7- Idiomas

Assim como no documento offline, seja honesto quanto ao nível de conhecimento e proficiência do idioma. Mentir é a pior coisa que se pode fazer em um currículo. O recrutador pode falar em outro idioma na entrevista e, ali, toda mentira será desmascarada.

8- Recomendações

As plataformas online, como o Linkedin, permitem que os usuários da rede façam recomendações de habilidades e competências para suas conexões. Essas recomendações também elevam a qualidade do perfil, tornando o profissional mais encontrável – além de conferirem endosso e credibilidade.

Nesse sentido, o profissional pode pedir que seus contatos façam recomendações. É interessante variar. Não peça isso apenas para seu chefe e líderes. Fale também com seus colegas de trabalho de mesmo nível hierárquico e com seus subordinados.

9- Networking e rede

 Tão importante quanto manter seu currículo online atualizado é aumentar suas conexões e networking. Quanto maior for sua rede de contatos, maior as chances de você chegar até as pessoas que recrutam e contratam!

Adicione colegas de trabalho, amigos, pessoas com as quais você já trabalhou, pessoas que você admira e acompanha o trabalho, pessoas influentes na sua área de atuação, entre outras.

Diferente de uma rede social comum, nessas plataformas, vale mais a sua afinidade e relacionamento com os assuntos do que a proximidade pessoal com as pessoas.

Na hora de fazer convite para “conexões” ou “amizades”, escreva p porquê gostaria de manter contato. Isso aumenta (e muito!) as suas chances de se conectar com elas.

10- Atividade e interações

Por fim, seja ativo.

Participe de grupos de discussão, curta e comente as postagens. Compartilhe notícias, escreva artigos opinativos sobre sua área de atuação e mantenha seu perfil em movimento. Mudança de emprego ou de carreira requer força de vontade e iniciativa. Agir será sempre o melhor caminho.

Gostou das nossas dicas? Então, comece 2019 com um currículo online perfeito! Ele pode ser a porta de entrada para o emprego dos seus sonhos. Até logo!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​