Você já ouviu falar em odontofobia? É o medo de ir ao dentista e de fazer procedimentos odontológicos. Por causa dele, muita gente acaba deixando a saúde bucal de lado. Neste post, veja como o Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) pode lidar com o paciente que tem essa fobia.
Odontofobia e o poder da comunicação
O segredo para lidar com a odontofobia está na boa comunicação, em um atendimento mais humanizado e próximo.
Se o paciente tem que passar por uma intervenção cirúrgica e tem pavor de dentista, explique em que consiste a operação e quais os benefícios para a saúde bucal dele. Isso ajuda a reduzir o nível de ansiedade.
É muito importante que o cirurgião-dentista, o anestesista e até mesmo o instrumentador participem dessa conversa. A segurança que a equipe do consultório odontológico passa esclarecendo as dúvidas é proporcional à confiança do paciente.
Também é importante falar com ele sobre as possíveis complicações. Há, porém, quem opte por não tocar no assunto com medo de preocupar ainda mais o paciente.
Só dizer que tudo vai ficar bem, entretanto, está longe de ser o ideal. O ideal mesmo é que você, como auxiliar de dentista, nivele as expectativas, os riscos e a realidade do tratamento.
Com essa postura de falar de igual para igual, os resultados positivos vão bem além de driblar a odontofobia. Profissionais que mostram que não estão focados apenas em resolver um problema que lhes foi apresentado garantem uma clientela muito mais fiel e segura.
Lembre-se que paciente não é apenas um dente, uma boca. Portanto, ele deve ser olhado de maneira integral!
Se você tem outras dicas de como lidar com a odontofobia, conte para a gente nos comentários! Para mais publicações sobre a profissão de Auxiliar em Saúde Bucal, acesse o nosso blog. Até a próxima!