O Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) que trabalha de forma irregular prejudica os pacientes, o dentista e ele mesmo. As consequências são sérias. No post desta segunda-feira, veja 4 motivos que vão fazer você desistir de atuar ilegalmente como ASB.
Porque atuar ilegalmente como ASB não compensa
- Sem aposentadoria
O auxiliar de de dentista que trabalha irregularmente perde o direito de contagem de tempo para a aposentadoria, já que o emprego informal não consta na Carteira de Trabalho. Ou seja, a atividade não conta, oficialmente, como exercida.
- Sem Seguro Desemprego
O Seguro Desemprego é um dos mais importantes benefícios a que tem direito o trabalhador.
Quando a Carteira de Trabalho de um empregado é assinada, o empregador paga impostos; parte deles é para essa assistência financeira temporária no momento do desemprego.
Quando o Auxiliar em Saúde Bucal não é contratado legalmente, no entanto, a contribuição não é feita. Aí, a renda que seria destinada para o ASB simplesmente não existe.
- Sem licença-maternidade
No caso do auxiliar de dentista irregular, não há um vínculo empregatício formal. Desamparada legalmente, a Auxiliar de Saúde Bucal grávida pode até ser demitida.
- Com trabalho dobrado
O auxiliar de dentista contratado regularmente tem as atividades pré-determinadas pela descrição do cargo assim que Carteira de Trabalho é assinada. Quem contrata, muitas vezes, sabe muito bem quais são elas.
Há patrões, entretanto, que insistem em adicionar à rotina do Auxiliar em Saúde Bucal tarefas que não cabem a ele, como as que envolvem secretariado e limpeza geral, por exemplo.
O acúmulo de funções é proibido! Quem escolhe atuar ilegalmente como ASB, porém, não pode fazer uma reclamação oficial e nem exigir uma indenização pelo trabalho dobrado.
Viu só como é importante ter o diploma do curso específico e ser registrado no Conselho Regional de Odontologia (CRO) para poder trabalhar como auxiliar de dentista?
Se você quer saber mais sobre a profissão, não deixe de acessar o nosso blog. Até a próxima!