A profissão de Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) foi regulamentada em 2008 e, desde então, exige curso de formação e registro no Conselho Regional de Odontologia (CRO).
Apesar disso, quase uma década depois da legislação entrar em vigor, ainda é possível encontrar profissionais trabalhando irregularmente. Muitos deles acreditam que a certificação é dispensável porque já atuam na área.
Ter experiência, no entanto, de nada vale se o auxiliar de dentista não tiver concluído o curso de formação e feito o registro no CRO da região onde mora. Ambos são obrigatórios.
As consequências de não ter curso de formação
Quando essas exigências são descumpridas, as punições podem envolver desde a proibição de trabalhar como Auxiliar em Saúde Bucal até multas e prisão.
Além dessas penalidades, trabalhar ilegalmente ainda pode tirar direitos do ASB, como aposentadoria, seguro-desemprego e licença-maternidade. E não é só o Auxiliar em Saúde Bucal quem é prejudicado.
O dentista que o contratou também pode ser punido. Já os pacientes saem no prejuízo porque deixam de receber um atendimento adequado e de qualidade.
Como conquistar a certificação para ASB
Não tem desculpa. Hoje, existem várias opções de cursos para auxiliar de dentista, como os de ensino a distância.
Nós, inclusive, oferecemos essa modalidade através do Curso ASB. Ele é ideal para quem precisa conciliar os estudos com o trabalho. Dá para estudar de qualquer lugar e o aluno pode se dedicar conforme a rotina.
O Curso ASB, por ser online, também é mais rápido – dura seis meses e a carga horária total é a de 400 horas. Com a mesma carga exigida por lei, é possível fazer as aulas em metade do tempo em relação a um curso presencial.
Já que o tempo de formação é menor, a mensalidade é mais baixa. Além disso, o estudante não precisa gastar (tempo e dinheiro) com deslocamento.
Bacana, né? Então, evite entrar em problemas e invista em um curso de formação. Para saber mais sobre o Curso ASB que nós oferecemos, não deixe de conferir o nosso blog ou entrar em contato conosco. Até mais!