Seja bem vindo ao nosso Blog!

Porque você deve parar já de compartilhar o batom com as amigas

Compartilhar o batom com uma amiga e vice-e-versa é um habito comum quando vamos, por exemplo, retocar a maquiagem em uma festa. A prática, porém, não é das mais recomendadas pelos dentistas.

Compartilhar o batom é mais perigoso do que você pensa

Isso porque esse cosmético pode transportar de uma boca para outra vírus, bactérias e fungos presentes nos lábios e na saliva.

Muitas vezes, esses organismos unicelulares não se manifestam logo depois de compartilhar o batom, mas, sim, no momento em que a resistência da pessoa está mais baixa.

Abaixo, confira as duas doenças mais comuns que aparecem depois do empréstimo do cosmético:

  • Herpes labial: transmitida por vírus, ela aparece em múltiplas bolhas que viram ferida nos lábios. É altamente contagiosa e tratada com antivirais.
  • Queilite angular: transmitida por fungos, é uma irritação no canto da boca que não cicatriza sozinha. O tratamento pode incluir pomada ou medicamentos tópicos, como antibióticos e antifúngicos.

Notou esses sintomas? Então, não deixe de procurar um dentista para ter o diagnóstico e o tratamento corretos.

E dividir a escova de dente, pode?

Compartilhar a escova de dente faz parte da rotina de muitos casais – o que nos leva a crer que eles nem imagem o quanto esse hábito pode colocar a saúde deles em risco! Compartilhar um objeto tão pessoal como esse pode facilitar a transmissão de doenças sérias, como a herpes labial.

Como a gente viu neste post mesmo, quem tem herpes labial costuma ter feridas contagiosas nos lábios. Se a escova de dente encosta nessa região, vira um objeto contaminado e, assim, propagador da doença.

Pesquisas já mostraram que o vírus pode ficar ali na escova de dente por até uma semana.

É claro que existem fatores que podem diminuir o risco de transmissão, como a temperatura, a higiene e a imunidade da pessoa. Ainda assim, o ideal é evitar dividir a escova de dente, não importa com quem seja.

Quer mais dicas para a manter a saúde bucal em dia? Então, acesse o nosso blog e saiba como cuidar melhor do seu sorriso. Até mais!

 

 

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​