Seja bem vindo ao nosso Blog!

Como o ASB deve atender ao telefone no consultório?

O primeiro contato do paciente com o consultório odontológico, geralmente, é feito por telefone. E, como dizem por aí, a primeira impressão é a que fica. Pura verdade. Por isso, no post desta segunda-feira, nós falamos sobre como o Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) deve atender ao telefone.

Regas de ouro na hora do ASB atender ao telefone

  • Atenda à ligação rapidamente: de preferência, atenda à ligação entre a primeira e a terceira chamada.
  • Use um tom de voz amigável: fique atento ao tom de voz que você usa. É a primeira impressão que o paciente terá, caso não conheça o consultório ainda.
  • Tenha um cumprimento padrão: diga o nome do consultório onde atua, o seu e cumprimente com bom dia, boa tarde ou boa noite. Depois, pergunte quem está falando e coloque-se à disposição para ajudar.
  • Em espera: se você precisa colocar o paciente em espera na ligação, peça a permissão dele e aguarde pela resposta. A cada 30 ou 40 segundos, retorne à linha, mesmo que seja para pedir mais um instante. Quando voltar, antes de retomar o assunto, não se esqueça de chamá-la pelo nome e agradecer a espera.
  • Anote os recados: escreva as informações mínimas necessárias. A falta delas pode prejudicar os negócios, o relacionamento com os pacientes e, inclusive, afetar um assunto mais urgente.
  • O que não fazer: não ignore o paciente, não use o trabalho para justificar uma falha e não culpe o cliente por algo que deu errado. Evite conversar com todos da mesma forma, afinal, as pessoas são diferentes. Por fim, não pense que todos os problemas têm a mesma solução!

Mais no blog

E aí, o que achou das nossas dicas de como o Auxiliar em Saúde Bucal deve atender ao telefone? Se tiver mais alguma, não deixe de compartilhar com a gente através dos comentários. No nosso blog, tem mais publicações com sugestões de como esse profissional pode otimizar o dia a dia no trabalho.

Até mais!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​