Seja bem vindo ao nosso Blog!

Pericoronarite: como tratar a inflamação na região do siso

O seu dente do siso mal nasceu e já está lhe causando dor? Nesta sexta-feira, nós falamos sobre a pericoronarite: uma inflamação na gengiva que pode provocar incômodo, mas que é de fácil tratamento.

O que é pericoronarite?

Bom, em resumo, é um processo inflamatório que afeta os tecidos moles que contornam a coroa do dente. Geralmente, ocorre em torno dos terceiros molares – os famosos dentes do siso – no momento em que estão nascendo.

A inflamação atinge, principalmente, os sisos inferiores. Isso porque o espaço entre a gengiva e a coroa desses dentes contribui para o acúmulo de restos de comida e, consequentemente, para a proliferação de bactérias.

Além da falta de higiene bucal, essa pericoronarite ainda pode ser causada pela dificuldade na completa erupção do dente do siso em casos de falta de espaço ou de mau posicionamento dentário.

Sintomas

Veja, abaixo, os sintomas desse processo inflamatório:

  • Dor no local e ao mastigar;
  • Inchaço e sangramento na gengiva;
  • Presença de pus;
  • Gosto ruim na boca e mau hálito;
  • Dificuldade de abrir a boca e de engolir.

Diagnóstico e tratamento

O diagnóstico da pericoronarite requer uma avaliação clínica baseada em um exame intraoral e na interpretação dos sintomas. O dentista ainda pode pedir uma radiografia para avaliar a posição dos dentes na arcada dentária do paciente.

Já o tratamento varia conforme o grau da infecção. Em casos mais simples, o profissional receita antibióticos e analgésicos. Em processos infecciosos mais graves, porém, pode ser necessária a remoção cirúrgica.

Tem como prevenir?

Prevenir essa inflamação da gengiva é simples. Basta cuidar bem da higiene bucal! Escove os dentes depois de todas as refeições, use uma escova macia e prefira pastas de dente com flúor. Não se esqueça de passar o fio dental, especialmente antes de dormir, e de visitar um dentista regularmente.

Quer saber mais sobre saúde bucal? Então, acesse o nosso blog. Até logo!

 

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​