O Instrumentador Cirúrgico em Odontologia (ICO) trabalha para garantir um procedimento cirúrgico mais seguro. Com uma responsabilidade tão grande, não precisamos nem dizer que é um profissional com uma rotina intensa, né?! No post desta segunda-feira, nós falamos sobre o que faz o instrumentador antes, durante e depois da consulta odontológica.
O que faz o instrumentador?
Antes: preparação da equipe
A paramentação dele mesmo e dos colegas faz parte das tarefas do ICO nos momentos que antecedem a intervenção cirúrgica no paciente. Todos da equipe devem vestir o avental, as luvas, o gorro e os óculos – os chamados Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
O uso deles evita, principalmente, que aconteça uma contaminação cruzada no consultório odontológico.
Durante: seleção dos instrumentos
Ao longo da consulta, o instrumentador cuida dos materiais que devem ser usados pelo dentista. Depois de separá-los, os objetos são colocados na mesa cirúrgica, que é dividida em quatros quadrantes. Eles representam as etapas da cirurgia: exérese, diérese, hemostasia e síntese.
A montagem, geralmente, é feita com base na ordem do que é utilizado pelo dentista. O Instrumentador Cirúrgico em Odontologia, porém, deve ficar atento a todo o passo a passo para caso surja algum imprevisto.
Quando a operação é mais complexa, o ICO também pode recorrer à montagem da mesa auxiliar.
Depois: esterilização dos materiais de trabalho
Depois do procedimento cirúrgico, o instrumentador esteriliza tudo o que foi utilizado e também o que foi para a bandeja, mas não foi usado. A prática é para evitar, mais uma vez, a propagação de micro-organismos indesejados.
Mais no Blog ASB
Quer saber mais sobre o que faz um instrumentador? Acesse o nosso blog! Lá, você confere como fazer o curso de Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) com ênfase em Instrumentação Cirúrgica em Odontologia em seis meses e sem sair de casa. Até mais!