Seja bem vindo ao nosso Blog!

Entenda a importância da amamentação para a saúde bucal do seu bebê

No mês de conscientização sobre a importância do aleitamento materno, o Agosto Dourado, a gente não poderia deixar de falar sobre o assunto aqui no blog. Bem, que o leite materno é o alimento mais completo para o bebê até o 6º mês todos sabem. Além de alimentar, ele protege a criança de doenças. Mas você sabia que a amamentação também é fundamental para a saúde bucal do seu filho?

A amamentação e o desenvolvimento facial

Mamar no peito é um ótimo exercício. Ao fazer força para sugar o leite, o bebê realiza movimentos com a mandíbula que exercitam a respiração e a musculatura facial. O ato também fortalece a língua, a bochecha e os lábios. Consequentemente, ajuda no desenvolvimento dos ossos no rosto.

Com a mamadeira, esse importante exercício praticamente inexiste porque, para o a criança, fica mais fácil ter acesso ao leite. Especialmente quando o furo no bico é maior… Por isso, sempre que possível, amamente o seu filho no peito para que ele possa se desenvolver melhor.

E claro que, além de todos os benefícios que nós citamos, a amamentação também é essencial para fortalecer a relação entre mãe e bebê, já que ela transmite segurança, carinho e a amor.

Cuidados com a higiene bucal após a amamentação

Depois de amamentar, não se esqueça, porém, dos cuidados com a higiene bucal do bebê. Mesmo sem dentes, é fundamental que, diariamente, uma limpeza na gengiva e na língua seja feita. Use uma gaze umedecida após cada mamada.

Com esse simples cuidado, você evita o acúmulo de leite nos cantos da boca do seu filho e garante que os dentes nasçam mais fortes e saudáveis. Use a escova apenas quando a dentição começar a surgir!

Mais no Blog Curso ASB

Quer saber mais sobre saúde bucal infantil? Acesse o nosso blog e confira todos os posts sobre o assunto. Ainda há dicas para você e toda a sua família. Até a próxima!

 

 

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​