Doenças que um ASB pode pegar no trabalho
Gripe
O vírus da gripe fica no ar e, assim, pode ser transmitido até mesmo durante uma conversa com o paciente. Essa é a doença mais comum de ser passada no consultório, especialmente na época de frio. Para evitá-la, é importante que os profissionais estejam com a vacinação em dia.
O cuidado também deve ser redobrado na hora entrar em contato com objetos que tocaram a saliva de quem está doente.
Tuberculose
A tuberculoso afeta o pulmão e, assim como a gripe, também é uma doença transmitida pelo ar. Se o paciente estiver tossindo muito, a chance de contaminação fica ainda maior. A transmissão ainda pode ocorrer pelo contato direto com instrumentos utilizados no paciente.
Hepatite
As hepatites B e C também aparecem na lista de doenças que o ASB pode pegar no trabalho. A transmissão ocorre quando o auxiliar de dentista entra em contato com o sangue contaminado – por isso, a importância das luvas. A hepatite ataca o fígado e pode trazer consequências graves caso não seja tratada adequadamente.
Sífilis
A sífilis é uma Doença Sexualmente Transmissível (DST). A transmissão ocorre, assim como a hepatite, pelo contato desprotegido com o sangue do paciente doente. Caso não seja tratada, ela pode trazer complicações como problemas psiquiátricos, paralisias e abortos espontâneos em grávidas.
Aids
Caso não tome os cuidados necessário, o Auxiliar de Saúde Bucal também pode contrair Aids no trabalho. O vírus HIV é transmitido pelo contato do sangue com feridas mucosas. A doença não tem cura e afeta, principalmente, a imunidade do doente.
Prevenção é o melhor remédio
A exposição às doenças que nós citamos acima é praticamente inevitável. Então, o melhor jeito de evitar ficar doente é a prevenção. Abaixo, veja cuidados importantes para não dar bobeiras.
- Mantenha o seu cartão de vacinas atualizado; veja quais doses tomar;
- Use o equipamento de proteção completo: luvas, touca, máscara e óculos;
- Faça o descarte correto do material contaminado descartável;
- Lave e esterilize corretamente os instrumentos contaminados, de forma a eliminar os vírus e bactérias.
Quer saber mais sobre a rotina do auxiliar de dentista? Então, veja mais posts do nosso blog! Até a próxima.











