Seja bem vindo ao nosso Blog!

24 de dezembro, Dia do ASB! Saiba mais sobre a data neste post

Nesta terça-feira, 24 de dezembro, é o Dia do ASB! Dia do Auxiliar em Saúde Bucal, profissional essencial para o bom funcionamento de um consultório odontológico. Mas, afinal, você sabe o porquê essa data foi escolhida? A gente explica neste post.

24 de dezembro, Dia do ASB (e do TSB)

O dia 24 de dezembro foi escolhido porque, em 2008, nessa mesma data, foi promulgada a Lei nº 11.889, que regulamenta, nacionalmente, o exercício da profissão de auxiliar de dentista.

Dia do ASB, porém, foi instituído só dois anos depois, em 2010, pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), através da Resolução CFO – 107/2010.

E 24 de dezembro também é o Dia do TSB, o Técnico em Saúde Bucal. Ele e o ASB compõem a equipe da saúde bucal e realizam atividades necessárias à prestação de cuidados no âmbito da promoção, prevenção e recuperação.

As duas profissões exigem registro no Conselho Regional de Odontologia (CRO) e atuação sob supervisão de um cirurgião-dentista.

ASB e TSB: quais as diferenças?

A rotina do ASB gira mais em torno da preparação. É esse profissional quem separa e higieniza os materiais odontológicos usados durante a consulta. É responsabilidade dele também limpar e higienizar – ou descartar – o que foi utilizado.

No dia a dia, o Auxiliar de Saúde Bucal também recebe os pacientes e organiza toda a documentação deles, como o prontuário.

Já o TSB cuida mais de pequenos procedimentos no paciente. Ele, por exemplo, aplica o flúor para a limpeza dentária e remove as suturas. O Técnico de Saúde Bucal pode, ainda, tirar as fotos da arcada dentária.

O salário dos dois também é diferente. Geralmente, um técnico ganha um pouco mais que um auxiliar de dentista. Isso porque, entre outros motivos, a formação do técnico é mais extensa e as atividades envolvem mais risco biológico e de contaminação.

A diferença salarial é de, no mínimo, de R$ 200 a R$ 500 maior. Entretanto, nada impede que, no futuro, o Auxiliar em Saúde Bucal invista em um curso de Técnico em Saúde Bucal para ganhar mais!

Mais no Blog Curso ASB

Agora que você já sabe o porquê 24 de dezembro é o Dia do ASB, basta aproveitar a data! Afinal, quem é auxiliar de dentista trabalha muito e merece uma boa comemoração! Por fim, nós do Blog Curso ASB desejamos um ótimo dia para todos os Auxiliares em Saúde Bucal! 🎉

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​