Seja bem vindo ao nosso Blog!

Porque não usar o fio dental apenas quando o pedaço de pipoca incomoda

 

Tem muita gente que lembra de usar o fio dental apenas quando o pedaço de carne ou de pipoca começa a incomodar entre os dentes. E aí a pergunta que fica é: será que é só para isso que ele serve? Não! Usá-lo só nesse caso é subestimar a sua utilidade. No post desta sexta-feira, veja quando e como passar o fio dental corretamente.

Quando devo usar o fio dental?

Depois que comemos, uma camada bem fina dos açúcares que sobraram da comida se forma na superfície dos nossos dente. Em seguida, juntam-se a ela milhares de bactérias para se alimentar do que sobrou, formando uma massa branca que se acumula, principalmente, perto da gengiva. É a placa bacteriana, que fica até mesmo nos lugares onde você não pode enxergar.

O pior é que a placa bacteriana, por se acumular em camadas, não dá a sensação de incômodo que o pedaço de carne ou pipoca Além do mais, as bactérias presentes nela é que dão início à cárie e ao tártaro.

Desconstruir a placa bacteriana que está se formando é a melhor maneira de prevenir essas doenças. No entanto, nenhum bochecho consegue, viu? Somente a ação diária e conjunta entre a escova de dentes e o fio dental é capaz de combatê-la.

Como passar o fio dental

Mas, afinal, qual é o jeito correto de usar o fio dental? Veja o passo a passo abaixo.

  • Primeiro, enrole cerca de 40 centímetros do fio dental ao redor de cada dedo médio, deixando uns 10 centímetros entre eles;
  • Depois, segurando o fio dental entre o polegar e o indicador das duas mãos, deslize-o levemente para cima e para baixo entre os dentes;
  • Passe cuidadosamente o fio dental ao redor da base de cada dente, ultrapassando a linha de junção do dente com a gengiva. Nunca force o fio dental contra a gengiva porque ele pode cortar ou machucar o tecido gengival, que é superfrágil;
  • Utilize uma parte nova do pedaço de fio dental para cada dente a ser limpo;
  • Para remover o fio dental, use movimentos de trás para frente, retirando-o do meio do dente.

Mais no Blog Curso ASB

Ainda tem dúvidas sobre o uso? Converse com seu dentista, peça dicas de como usá-lo e comece já a criar uma rotina com o fio dental. A sua saúde bucal agradece! Até a próxima!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​