Não é de hoje que o dentista tem olhado para além dos dentes do paciente. Hoje, a harmonização orofacial também faz parte do trabalho dele. Porém, quando esse assunto vem à tona, surge a dúvida entre os clientes: Afinal, esse profissional pode ou não aplicar botox?
Dentista pode aplicar botox, sim!
Por anos, médicos e dentistas brigaram na justiça pela liberdade para fazer procedimentos estéticos. O último capítulo do embate, no entanto, ocorreu em em 29 de janeiro de 2019. À época, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) publicou a Resolução 198/2019.
O documento estabelece a harmonização orofacial como um “conjunto de procedimentos realizados pelo cirurgião-dentista em sua área de atuação”. Diante disso, autoriza o “uso da toxina botulínica, preenchedores faciais e agregados leucoplaquetários autólogos na região orofacial e em estruturas anexas e afins”.
Até então, dentistas podiam aplicar botox apenas para corrigir problemas de saúde – como, por exemplo, dores nas mandíbulas. Então, se você estiver interessado nesse procedimento, seja por estética ou não, basta procurar um dentista confiável para fazê-lo!
Outros procedimentos estéticos
Além de aplicar botox – substância que corrige problemas de assimetria facial e o sorriso gengival – há outros procedimentos estéticos que o dentista pode executar no consultório odontológico. Veja, abaixo, alguns.
Preenchimento facial: Os pés de galinha (linhas ao redor dos olhos que surgem, principalmente quando sorrimos), também podem ser suavizadas com ácido hialurônio. O bigode chinês (entre as narina e os cantos dos lábios) também tem jeito!
Preenchimento labial: Ainda com o ácido hialurônico, é possível remoldar os lábios ou deixá-los mais volumosos.
Rinomodelação:É o preenchimento com ácido hialurônico no nariz para igualar possíveis ondulações e empinar a ponta. A técnica dura até 18 meses.
Clareamento dental: O clareamento dental pode ser caseiro ou a laser, feito no consultório. Se for optar pelo tratamento em casa, ele deve ser recomendado e acompanhado pelo dentista!
Peeling gengival:É indicado para pessoas que têm as gengivas escuras e é feito sob anestesia.
Facetas de porcelana:Além de serem usadas para clarear os dentes, elas também corrigem as manchas e a dentição torta. As facetas de porcelana ainda aproximam os dentes espaçados.
Gengivectomia
É indicada para dar fim ao sorriso gengival. A cirurgia retira o excesso de gengiva. Apesar de ser um procedimento cirúrgico simples, o paciente deve tomar todos os cuidados no pós-operatório.
Bichectomia
O objetivo é reduzir o tamanho das bochechas, afinando o rosto. Na operação, é retirada a gordura local, a Bola de Bichat.
Bioestimulação de colágeno
O dentista utiliza substâncias para melhorar os aspectos relacionados ao envelhecimento, melhorando a flacidez e repondo o colágeno da face.
Se planeja fazer qualquer um desses tratamentos estéticos, reforçamos: procure um profissional de confiança para ter bons resultados! Todo o cuidado é pouco quando se fala em rosto.
Mais no Blog Curso ASB
Para saber mais sobre harmonização orofacial e saúde bucal, acesse o nosso blog. Tem post novo toda semana Até a próxima!