Seja bem vindo ao nosso Blog!

ASB, você sabe classificar os resíduos de serviços de saúde?

 

É de extrema importância que cada profissional da área da saúde, incluindo o Auxiliar em Saúde Bucal (ASB), saiba classificar os resíduos produzidos durante o exercício de trabalho. É importante, ainda, conhecer as formas de segregação, acondicionamento, identificação e tratamento desses rejeitos. Não se lembra bem da categorização? Então, leia este post até o fim.

Relembre como classificar os resíduos

A classificação, estabelecida pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), leva em consideração a composição e as características biológicas, físicas e químicas dos resíduos de serviços de saúde. A finalidade é propiciar o gerenciamento correto deles, no âmbito interno e externo dos estabelecimentos.

Sendo assim, os resíduos estão divididos em cinco grupos distintos: A, B, C, D e E. Veja, abaixo, mais sobre cada um.

Grupo A

Resíduos com risco biológico: apresentam risco potencial à saúde e ao ambiente devido à presença de agentes biológicos.

Grupo B

Resíduos com risco químico: apresentam risco potencial à saúde a ao ambiente devido às suas características próprias, tais como corrosividade, reatividade, inflamabilidade, toxicidade, citogenicidade e explosividade.

Grupo C

Resíduos radioativos: qualquer material resultante de atividade humana que contenha radionúcleos em quantidades superiores aos limites de eliminação especificadas na Norma CNEN-CE-6.02 – Licenciamento de instalações radioativas.

Grupo D

Resíduos comuns: gerados nos serviços abrangidos pela resolução RDC-33 que, por suas características, não necessitam de processos diferenciados relacionados ao acondicionamento, identificação e tratamento, devendo ser considerados resíduos sólidos urbanos.

Grupo E

Resíduos perfurocortantes: contêm cantos, bordas, pontas ou protuberâncias rígidas e agudas, capazes de cortar e/ou perfurar.

Por fim, nós lembramos que o manejo dos resíduos de serviços de saúde é o conjunto de ações voltadas ao gerenciamento dos resíduos gerados. Deve focar os aspectos intra e extra-estabelecimento, indo desde a geração até a disposição final. Mas esse assunto fica para outra vez.

Blog Curso ASB

Esperamos que este post tenha sido útil para você. Para mais publicações voltadas a auxiliares de dentista, acesse o nosso blog. Boa leitura e até a próxima!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​