No comércio, os vendedores, cada vez mais, têm a função de otimizar a experiência dos consumidores. E quanto aos consultórios odontológicos? Lá, o atendimento diferenciado depende de toda a equipe de saúde bucal, da secretária até o dentista.
Mas o profissional que mais realiza o contato direto com os pacientes hoje, nas clínicas e consultórios, é o Auxiliar de Saúde Bucal (ASB), responsável pelo seu acolhimento. Essa recepção pode fazer a diferença no atendimento como um todo.
Mais do que acolher, o ASB pode encantar os pacientes, otimizando, assim, a experiência dele e fidelizando-os como clientes. É claro, porém, que essa atuação do Auxiliar deve estar em consonância com a postura dos colegas.
O paciente é o foco!
Nada de empurrar tratamentos, desmarcar consultas em cima da hora ou ignorar a chegada dos pacientes. Eles são o principal motivo do seu local de trabalho estar em funcionamento e, por consequência, dentista necessitar de um auxiliar. Portanto, valorizar o paciente e focar o seu trabalho nele é fundamental.
Em nosso blog, já demos dicas de qual deve ser a postura do Auxiliar em Saúde Bucal na hora de acolher alguém. Aposte nelas e lembre-se de que o cliente sempre busca por boas experiências, mesmo que elas venham junto com brocas e seringas carpules.
Os detalhes e o encantamento de clientes
Verificar o nome do próximo paciente a chegar é o mínimo que o ASB pode fazer. Entretanto, há detalhes que esse profissional pode se atentar para encantar a clientela. Cartões de aniversário e de Natal ou até um kit de saúde bucal pode agradar o cliente e também fazê-lo lembrar de que está na hora de, por exemplo, marcar novamente uma consulta.
As redes sociais facilitaram e muito esse trabalho de aproximação com os pacientes. O auxiliar de dentista pode desfrutar desse tipo de comunicação também. Dicas de saúde bucal também podem ser enviadas pela web. São gestos que mostram que a sua empresa se preocupa e valoriza os clientes.
A equipe em sintonia
Como citamos acima, de nada adianta o Auxiliar em Saúde Bucal fazer um trabalho brilhante de encantamento de clientes o dentista tratar mal o paciente na hora do atendimento odontológico. A equipe de saúde bucal deve estar sincronizada no foco ao cliente.
Treinamentos em equipe podem ser uma boa estratégia, assim como definir a missão do consultório, por exemplo: “Encantar os clientes” ou “Otimizar a experiência dos pacientes”. Tudo isso aliado a um trabalho sério, de qualidade.
É importante ressaltar que um cliente encantado com os serviços de saúde bucal pode se tornar um “promotor de venda” do estabelecimento que proporcionou a ele essa experiência diferenciada.
Você nem imagina, mas o famoso marketing boca a boca pode alavancar os negócios. Além de, claro, valorizar os serviços de toda a equipe.
Mais no Blog ASB
Gostou do post desta segunda-feira? Para saber mais sobre como atender melhor os pacientes, acesse o nosso blog. Por lá, tem muita dica bacana para você aproveitar no seu dia a dia. Até a próxima!











