A epidemia do novo coronavírus tem deixado milhares de mortos em todo mundo. A doença, que teve o primeiro caso na China, já chegou ao Brasil e preocupa os brasileiros. Quem trabalha na área da saúde, então, está ainda mais receoso com vírus. E você, Auxiliar em Saúde Bucal (ASB), sabe como evitá-lo? Neste post, veja os cuidados básicos para deixar o seu ambiente de trabalho mais protegido.
Orientações para evitar o novo coronavírus
A transmissão do novo coronavírus pode acontecer de formas diferentes: por vias respiratórias, por contato físico ou, ainda, por meio de superfícies contaminadas.
Por isso, de acordo com o Ministério da Saúde, profissionais do ramo devem intensificar as medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas, que incluem o uso de: máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção.
Há, ainda, outras precauções para evitar o novo coronavírus dentro e fora de um consultório odontológico. Veja abaixo:
- Lave as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, use um desinfetante para a região à base de álcool;
- Evite tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
- Evite contato próximo com pessoas doentes;
- Cubra boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogue-o no lixo;
- Limpe e desinfete objetos e superfícies tocados com freqüência.
- Fique em casa quando estiver doente.
Repare que são práticas, na verdade, já bem comuns na rotina de um ASB!
Mais sobre o novo coronavírus
Cientistas do Colégio Imperial de Londres estimaram que a taxa de transmissão do novo coronavírus entre humanos é de duas a três pessoas para cada paciente infectado.
Febre, tosse, dificuldade em respirar e falta de ar estão entre os sintomas. Em casos mais graves, há registro de pneumonia, insuficiência renal e síndrome respiratória aguda grave.
Ainda não há vacina disponível. Quem contrai o novo coronavírus recebe tratamento para aliviar os sintomas. Nos casos em que o paciente está com uma forma mais grave da doença, é necessário hospitalização.
Mais no Blog Curso ASB
Quer saber outras doenças infecciosas que o auxiliar de dentista pode pegar caso não se cuide? Então, acesse o nosso blog e confira, ainda, quais vacinas esse profissional deve tomar para ficar protegido. Até mais!