Nos últimos dias, só deu ele nos noticiários: o novo coronavírus. A doença mexeu e tem mexido muito com a vida de todos, especialmente com a dos profissionais da saúde. Por isso, o Conselho Federal de Odontologia (CFO), principal órgão da área, emitiu recomendações para Auxiliares em Saúde Bucal (ASBs) e demais profissionais da equipe odontológica que continuam atendendo durante essa pandemia.
O que disse o CFO sobre o novo coronavírus
Leia, abaixo, a íntegra do documento publicado pelo órgão.
“O Conselho Federal de Odontologia recomenda cautela e cuidado nas atividades desempenhadas pelos profissionais de saúde bucal que atuam em todo o território nacional devido à declaração da OMS (Organização Mundial de Saúde) que classificou a COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus, uma pandemia
Alertamos que o período de incubação da COVID-19, ou seja, o tempo entre o dia do contato com a fonte transmissora e o início dos sintomas, tem sido registrado entre 5 e 14 dias. Dessa forma, é pertinente que essa janela temporal seja respeitada em caso de confirmação de contágio.
Assim como em outros países, o número de casos confirmados de infecção pela COVID-19 avança no Brasil e, de acordo com a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), a proliferação da COVID-19 poderá atingir, em algumas regiões, a terceira fase epidemiológica, quando a transmissão passa a ser comunitária, ocasionando aumento exponencial de casos.
Aos profissionais de Odontologia, solicita-se o redobrado cuidado e a utilização efetiva dos equipamentos de proteção individual (EPI), evitando exposição e contágio pelo novo coronavírus (COVID-19).
A triagem anterior ao atendimento em consultório, para verificação de possíveis sintomas da COVID-19, também deve ser realizada. Em caso de sintomas detectados, os profissionais devem encaminhar os pacientes para atendimento médico com o descritivo observado.
O momento é oportuno para que ações conjuntas entre sociedade civil, agentes públicos, pesquisadores e profissionais de saúde busquem o rápido enfrentamento desta nova epidemia, diminuindo os danos à saúde da população e as consequências sociais e econômicas em nosso país”.
Mais cuidados para combater o novo coronavírus
Além das orientações acima, há outras que ajudam a prevenir a doença no ambiente de trabalho e fora dele.
- Lave bem as mãos com água e sabão e, de preferência, utilize toalhas de papel para secá-las;
- O álcool gel 70% também é recomendado para a higienização das mãos. Ele ainda serve para limpar objetos, como telefone, teclado, cadeira etc;
- Use lenço descartável para a higiene nasal. Deve-se cobrir o nariz e a boca com ele quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Se não tiver o item, use o antebraço;
- Evite tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas;
- Não compartilhe objetos pessoais;
- Fuja de aglomerações;
- Mantenha os ambientes ventilados;
- Dê um tempo no cumprimento com beijo, abraço ou aperto de mão;
- Respeite a quarentena.
Mais no Blog Curso ASB
Quer saber mais sobre a doença e de como ficar longe dela? Então, acesse o nosso blog! Afinal, informação também é uma forma de combater a pandemia. Até a próxima.