Além de quebra por acidente ou trauma, as causas para um dente quebrado podem ser várias: problemas de oclusão, cáries, bruxismo, mordida cruzada… mas só um cirurgião-dentista será capaz de precisar o motivo da fratura.
Meu dente quebrou: o que devo fazer?
O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) elaborou um passo-a-passo do que deve ser feito ao quebrar um dente.
- Guarde o dente
Se você encontrou a parte quebrada do dente, guarde-o para levá-lo ao dentista. Esse processo é importante para que o dentista analise o material e possa indicar o melhor tratamento para você.
- Estanque o sangramento, se houver
Quando a fratura é em decorrência de um acidente, pode ser que o local sangre bastante. Se isso acontecer, estanque o sangramento usando gaze umedecida com água. Pressione levemente o local, até o fluxo de sangue diminuir ou parar completamente.
- Faça bochecho
Para tirar o restante do sangue, é importante fazer um bochecho, mas sem usar nenhum produto. Não precisa de sal, bicarbonato ou produtos bucais, isso pode irritar o local e causar dor.
- Coloque gelo no local
O gelo ajuda a diminuir o inchaço e a possibilidade de infecção. Se for possível, tomar sorvete também ajuda nessa situação – há males que vêm para o bem, né?
- Procure um cirurgião-dentista
Um profissional especializado é o mais adequado pra dar sequência ao tratamento e amenizar os problemas que um dente quebrado pode trazer. Ele também indicará uma forma de tratar a falha. Não deixe de levar o dente, se estiver consigo, para ajudar na análise para encontrar o tratamento correto.