Seja bem vindo ao nosso Blog!

Auxiliar em saúde bucal pode ser autônomo?

Uma dúvida bastante frequente sobre o trabalho dos auxiliares em saúde bucal, é se podem trabalhar de forma autônoma. Para esclarecer a questão, vamos te explicar como funciona este tipo de trabalho e se o auxiliar em saúde bucal pode ser autônomo. 

O que é trabalho autônomo?

É um trabalho por conta própria. Quando o profissional, registrado no conselho de sua área de atuação ou não, pode trabalhar sem precisar de vínculo empregatício com uma empresa. 

O que é profissional liberal?

Todo profissional liberal pode ser autônomo. Ele, obrigatoriamente, deve ser registrado em um conselho da sua área de atuação e precisa de autorização para exercer a profissão. Os dentistas são profissionais liberais. 

O auxiliar em saúde bucal pode ser autônomo?

Não. O auxiliar em saúde bucal obrigatoriamente precisa ter vínculo empregatício com uma empresa ou órgão público. Isso porque, ele precisa da supervisão de um dentista e não pode realizar nenhum procedimento sem esse acompanhamento. 
Assim como não pode ser autônomo, o auxiliar em saúde bucal também não pode ter registro como MEI. A profissão depende de um registro profissional e os MEI’s não podem exercer atividades que dependam de um registro profissional.

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​