Seja bem vindo ao nosso Blog!

Odontologia humanizada: por que você deve aplicar no consultório hoje

É um fato: o paciente precisa de atenção. E quando falamos em atenção, não estamos falando apenas de uma consulta completa que o ajude a solucionar seu problema bucal. Mas sim, um atendimento que foque no paciente e não em sua doença, com mais pessoalidade e carinho. Quer entender mais sobre a odontologia humanizada? Então continue lendo! 

O que é odontologia humanizada?

Odontologia humanizada é um conceito que partiu dos atendimentos humanizados na área de saúde, implantados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em 2003. Um atendimento humanizado prioriza a escuta empática do paciente, acolhê-lo com cuidado e tornar a consulta um momento agradável. 

Na odontologia, a aplicação é em escutar com bastante atenção as queixas do paciente e buscar entender como ela afeta o seu bem-estar e claro, sua saúde. Colocar-se em seu lugar e não negligenciar suas queixas, tendo em mente que cada problema é bem importante.

Por que investir na odontologia humanizada?

A odontologia humanizada inspira confiança no paciente. Um paciente que confia no consultório e percebe que ele é importante, que o consultório valoriza seus problemas, tende a ser fiel. Ele não só voltará, como indicará para outras pessoas. 

Não ver o paciente como um número é essencial para qualificar o consultório: menor volume de pacientes e maior qualidade no atendimento – e no faturamento, a longo prazo. 

Acolhimento

Muito mais que um bom atendimento quando paciente chega ao consultório – veja aqui algumas ações para melhorar o atendimento do consultório. É preciso acolhê-lo desde sua chegada até no pós às consultas.

Primeira consulta

Muitos pacientes têm medo de alguns procedimentos e mais do que isso: têm vergonha de contar sobre isso. Se é a primeira consulta dele e você não o conhece o suficiente para perceber esses medos, pergunte. Explique o que deverá ser feito, como será feito e se ele se sente confortável com isso. A tendência que eles contem ao serem perguntados é maior.

Acompanhamento

Mande uma mensagem para o paciente alguns dias após a consulta, tente ver como ele está se sentindo, se está com dor, se está vendo resultado no procedimento. Isso mostrará que o consultório realmente está preocupado com o bem-estar dele e vai fazer o possível para sanar suas dores. 

Preocupação

Mostre que se importa até mesmo quando ele se atrasa ou cancela a consulta. Busque entender os motivos, ofereça uma data próxima para remarcar. O paciente entenderá que o tratamento (e ele) é importante para o consultório. 

Como o ASB pode implantar medidas de odontologia humanizada no consultório?

Sendo bastante atencioso ao receber o paciente, perceber desde o início quais são suas dores e acalmá-lo antes e durante o procedimento. Ajudar o dentista a perceber o paciente está sentindo dor, se está desconfortável ou se precisa de algo. Também é legal implantar indicadores para melhorar o atendimento do consultório, notando se há problemas no que é feito hoje e botar em prática as ações para solucionar. 

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​