Seja bem vindo ao nosso Blog!

Biossegurança no consultório odontológico: por que é importante?

Você sabe o que é biossegurança? A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a define como um conjunto de ações que garantem a segurança nas atividades que cuidam da saúde humana, animal e do meio ambiente. 

Para isso, é preciso:

  • Prevenir
  • Controlar
  • Reduzir e
  • Eliminar riscos.

Quando você abre mão da biossegurança, os riscos de contaminação, infecção e acontecimentos de acidentes de trabalho se ampliam. Além disso, há penalizações legais, caso os locais negligenciem a biossegurança.

Biossegurança no consultório odontológico

Os dentistas estão em terceiro lugar entre os profissionais que mais são infectados no ambiente de trabalho, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Por isso, é essencial que a biossegurança seja aplicada, mantida e fiscalizada no consultório odontológico. 

É importante lembrar que a biossegurança ajuda a cuidar de todos os envolvidos no consultório odontológico: profissionais e pacientes. 

Como posso aplicar a biossegurança no consultório odontológico?

Em primeiro lugar, é essencial que os dentistas e auxiliares estejam com suas vacinas em dia. Acredite, deixar de se vacinar é um risco para si e para o paciente. As doenças mais comuns que podem acontecer por falta da aplicação de biossegurança são: hepatite B, tétano e influenza.

As outras medidas para garantir  a biossegurança no consultório odontológico são: 

  • Uso de equipamentos de proteção individual (EPI’S). É essencial usar: máscara, luvas, touca, óculos de proteção e jaleco. Tudo deve ser bem higienizado e deve cuidar também com a desparamentação. Veja como fazê-la da forma correta.
  • Desinfecção. Não deixe de fazer a desinfecção do consultório ao chegar, entre cada procedimento e ao ir embora. 
  • Limpeza. Manter a higiene de todos os ambientes do consultório, mesmo aqueles que não são realizados os procedimentos. 
  • Esterilização: Cuidar de todos os instrumentos, materiais e vestuário usado no consultório. Com atenção redobrada para evitar contaminações.

Como o auxiliar em saúde bucal pode ajudar na biossegurança do consultório odontológico?

Além das vacinas, que devem ser obrigatórias para os profissionais que trabalham na área de saúde, há outras ações que o auxiliar em saúde bucal pode fazer para ajudar o dentista a manter a biossegurança.

  • Cuidar bem dos seus itens pessoais e equipamentos de proteção individual
  • Fazer a desinfecção, limpeza e esterilização dos materiais e áreas do consultório com bastante atenção
  • Se manter atenta aos procedimentos, para evitar acidentes (como cortes ou queimaduras) com o paciente, dentista, técnico ou consigo mesmo. 

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​