Seja bem vindo ao nosso Blog!

5 práticas que parecem inofensivas, mas podem prejudicar a saúde bucal

Quem nunca mordeu a tampa de uma caneta ou abriu o sachê de molho com o dente que atire a primeira pedra. Hábitos assim, que parecem até inofensivos, podem prejudicar a saúde bucal. No post desta sexta-feira, listamos mais 5 atitudes do tipo que podem comprometer os seus dentes sem você nem perceber!

Chega de prejudicar a saúde bucal! Veja práticas para abandonar

  • Roer as unhas

Além das bactérias que podem ser ingeridas, a força constante sobre os dentes durante a roeção também pode movimentá-los. Para quem usa aparelho ortodôntico, a onicofagia pode gerar um estrago ainda maior, causando danos às raízes dentárias.

Essa compulsão ainda pode desgastar os dentes e lascar o esmalte. Sem contar as dores de cabeça podem ficar ainda mais intensas em quem já sofre com o bruxismo.

  • Palitar os dentes

O palito de dente consegue, no máximo, aliviar o incômodo causado pelo alimento preso entre os dentes. Fora isso, só serve para causar pequenos ferimentos na gengiva, que podem ficar mais graves se uma lasquinha de madeira ficar presa ali. Opte pelo fio dental!

  • Mastigar de só um lado

O problema tem nome. É chamado de mastigação unilateral predominante e traz consequências sérias, como o desajuste na arcada dentária. Por isso, assim que percebê-lo, procure um dentista para começar o tratamento o quanto antes. A longo prazo, as implicações são ainda mais graves!

  • Ingerir alimentos muito duros

Os dentes são resistentes, mas é bom não abusar. Alimentos muito duros, como torresmo e balas, podem quebrá-los ou rachá-los. Além da dor e da interferência na estética, um dente quebrado pode trazer reflexos para o corpo todo.

  • Não renovar a escova de dentes

A escova de dentes é indispensável para a saúde bucal. Ela evita o acúmulo da placa bacteriana e, assim, previne o tártaro, a cárie, a gengivite e outras doenças. O ideal é trocá-la a cada três meses ou assim que as cerdas ficarem tortas para garantir uma limpeza mais eficaz.

Mais no Blog ASB

Identificou na sua rotina algum dos hábitos que nós listamos que parecem inofensivos, mas podem prejudicar a saúde bucal? Então, dê um fim nele já! Para saber mais dicas de como cuidar melhor do seu sorriso, não deixe de acessar o nosso blog. Até a próxima!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​