A pandemia de Covid-19 continua fazendo vítimas no Brasil oito meses após a confirmação do primeiro caso. Enquanto a vacina não chega e o novo coronavírus segue por aí, é preciso continuar com as medidas de combate à doença.
No consultório odontológico, elas são essenciais para garantir a segurança não só da equipe profissional, mas também dos pacientes. Neste post, veja quais os principais cuidados na sala de espera de acordo com um dos principais órgãos da odontologia.
Pandemia e os cuidados na sala de espera
Segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), o consultório deve ter um tapete desinfetante bactericida logo na porta de entrada. Na sala de espera – com 1,2 m² por pessoa, de preferência – as cadeiras precisam estar distantes 1 metro.
A lixeira tem que ter acionamento por pedal para qualquer tipo de descarte. O consultório também deve disponibilizar máscaras e lenços descartáveis para higiene nasal em caso de necessidade, assim como dispensadores com preparações alcoólicas para a higiene das mãos. Elas podem ser sob as formas gel ou solução a 70% e oferecidas constantemente a pacientes e acompanhantes.
O lavatório, por sua vez, como sugere o CFO, precisa ofertar todas as condições para a higienização das mãos e do rosto: lavatório/pia com dispensador de sabonete líquido; suporte para papel toalha; papel toalha; lixeira com tampa e abertura sem contato manual.
Manter o ambiente ventilado também está entre os cuidados na sala de espera. Outra recomendação é eliminar, restringir ou controlar o uso de itens compartilhados por pacientes, como, por exemplo, canetas, pranchetas, telefones e revistas. Hoje, existem aparelhos eletrônicos que podem ser desinfetados e colocados à disposição do público.
Ainda conforme o Conselho Federal de Odontologia, todas (todas mesmo!) as superfícies de ambientes utilizados pelos pacientes devem ser limpas e desinfeccionadas diariamente. Também é importante haver essa cautela com equipamentos e produtos que tenham sido usados durante os atendimentos.
Por fim, se for preciso encaminhar o paciente para atendimento médico, os profissionais têm que notificar previamente os cuidados com ele para o serviço referenciado.
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