Você pode não ter parado para pensar, mas as redes sociais influenciam indiretamente na Odontologia. Preocupados em ter um sorriso mais bonito e saudável para as selfies, os usuários têm procurado mais os consultórios odontológicos. Consequentemente, a demanda de trabalho aumentou. E essa é só uma das razões para contratar um auxiliar de dentista já.
No post desta segunda-feira, listamos, além desse, outras justificativas para o dentista investir na contratação de um Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) – profissional que está envolvido no antes, no durante e no depois de uma consulta.
3 razões para contratar um auxiliar de dentista
Tempo do dentista otimizado
O Auxiliar de Saúde Bucal acolhe e prepara quem chega. Ele coleta um breve histórico e, assim, explica ao dentista o que o espera. O ASB ainda é quem ouve os medos e anota as dúvidas do paciente.
As necessidades, por exemplo, de quem procura um tratamento de canal são diferentes das do paciente que pretende fazer um clareamento dental. E esses detalhes podem ser facilmente descobertas em um bate-papo entre o auxiliar de dentista e o paciente!
Toda essa preparação antes da consulta otimiza o tempo do dentista, além de deixar o atendimento mais humanizado.
Auxílio durante os procedimentos
O auxiliar de dentista também auxilia o dentista ao longo da consulta. Ele pode fazer o molde da arcada dentária do paciente e também instrumentar o dentista nas intervenções cirúrgicas.
É também esse profissional quem assiste o paciente com atividades de higiene bucal e cuidados do pós-operatório.
Consultório mais organizado
O trabalho do Auxiliar em Saúde Bucal não termina quando a consulta acaba! Depois que o paciente vai embora, é hora de ajudar na gestão do consultório.
O ASB pode organizar os arquivos dos pacientes. Manter os dados deles em dia, por exemplo, colabora na administração do consultório e também facilita o trabalho do dentista.
Depois da consulta, o auxiliar de dentista fica responsável também pelas medidas de biossegurança no armazenamento, no transporte, no manuseio e no descarte de produtos usados na consulta.
Por fim, o Auxiliar de Saúde Bucal investe em ações para evitar infecções na clínica. Tudo para minimizar os riscos de contaminação do paciente e de quem trabalha no local. Trabalho importantíssimo, né?!
Mais sobre a profissão de ASB
Convencemos você a contratar um auxiliar de dentista?
Se você não é dentista, mas está pensando em investir em um curso para Auxiliar em Saúde Bucal, esperamos que esse post também tenha sido convincente sobre a importância da profissão!
Se você quer saber ainda mais sobre o dia a dia do auxiliar de dentista, não deixe de continuar lendo nosso blog! Até a próxima.