Seja bem vindo ao nosso Blog!

Abril: veja concursos públicos com inscrições abertas

Abril: veja concursos públicos com inscrições abertas

Com o agravamento da pandemia de Covid-19, os certames com vagas para Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) voltaram a ficar escassos no país. Para abril, encontramos apenas quatro concursos públicos com inscrições abertas. Veja abaixo:

Que tal, enquanto isso, ir estudando e treinando para quando uma boa oportunidade aparecer? Separamos, abaixo, questões que podem ajudar. O gabarito está ao final.

É hora de treinar!

1 – Na técnica de Restauração Atraumática (ART) em crianças, o material que devemos utilizar é:

A) A resina composta;
B) A resina acrílica;
C) O cimento Fosfato de Zinco;
D) O cimento Ionômero de Vidro;
E) O Amálgama de Prata.

2 – “Um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou a prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos” conceitua:

A) Vigilância epidemiológica;
B) Vigilância nutricional;
C) Vigilância sanitária;
D) Sistema de vigilância nutricional;
E) Segurança alimentar e nutricional (SAN).

3 – Os Conselhos de Saúde devem ter representação do segmento dos usuários, conforme estabelece a Lei 8.142/1990. Assinale opção que contém a proporção exigida pela referida lei:

A) Representação inferior em relação ao conjunto dos demais segmentos;
B) Representação majoritária em relação ao conjunto dos demais segmentos;
C) Representação paritária em relação ao conjunto dos demais segmentos;
D) Representação totalitária em relação ao conjunto dos demais segmentos;
E) Representação acordada em relação ao conjunto dos demais segmentos.

4 – Para a melhor segurança da equipe de trabalho, os instrumentais utilizados em atendimento clínico devem receber como primeiro tratamento após o uso:

A) A desinfecção com álcool 90º;
B) Devem ser autoclavados;
C) Devem ser desinfetados em cuba com glutaraldeído a 2%;
D) Devem ser levados à estufa;
E) Devem ser deixados cuba com água destilada.

5 – O flúor é considerado um dos principais fatores da diminuição da prevalência de cárie no mundo. Sobre a fluorose dentária, assinale a alternativa incorreta:

A) O dente fluorótico é menos suscetível à cárie do que o dente normal, pois a fluorapatita e a apatita fluoretada fazem com que o processo de desmineralização seja dificultado;
B) Várias doses de flúor acima do limite tolerado, por longos períodos, causam a intoxicação crônica por flúor ou fluorose dentária;
C) A fluorose é mais comum na dentição permanente e ocorre geralmente de forma simétrica em ambos os lados da arcada dentária;
D) A intensidade da fluorose dentária independe da dose de flúor e, nos casos graves, são necessárias restaurações estéticas;
E) Na fluorose dentária, ocorre um aumento da porosidade da superfície do esmalte que, por refração da luz, apresenta-se opaco.

6 – Marque a opção que se refere ao músculo envolvido no processo mastigatório que se situa bilateralmente nas laterais do crânio e se insere no processo coronoide da mandíbula:

A) Pterigídeo lateral;
B) Digástrico;
C) Masseter;
D) Bucinador;
E) Temporal.

Gabarito

Veja abaixo qual é a resposta certa de cada questão:

1 – D;
2 – A;
3 – C;
4 – C;
5 – D;
6 – D.

Mais no Blog Curso ASB

Mensalmente, trazemos aqui no blog os concursos públicos com inscrições abertas. Não deixe de acompanhar! É sempre na primeira quarta-feira do mês. Até a próxima!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​