Seja bem vindo ao nosso Blog!

10 dicas para cuidar da boca do bebê

10 dicas para cuidar da boca do bebê

Muitos bebês não têm dentes antes dos seis meses de vida. Mesmo assim, os cuidados com a boca deles são importantes. A Associação Brasileira de Odontopediatria (ABO) recomenda visitar o odontopediatra antes mesmo do primeiro aniversário. Quer mais dicas de como cuidar da boca do bebê? Continue lendo este post.

Como cuidar da boca do bebê

1. Primeira visita: ao surgir o primeiro dente de leite ou até o completar o primeiro ano de vida, o bebê deve ir preventivamente o odontopediatra. As próximas visitas variam conforme as necessidades de cada um.

2. Odontopediatra x dentista da família: o odontopediatra é preparado para cuidar da boca do bebê desde cedo, com conhecimento técnico e abordagem psicológica adequada.

3. Odontopediatria preventiva: Com o acompanhamento odontológico desde cedo, o profissional pode acompanhar o surgimento dos dentes do bebê e o desenvolvimento das arcadas dentárias. Assim, é possível prevenir:

  • A erosão dental: desgaste acentuado do dente;
  • A cárie dental: doença no dente;
  • A doença periodontal: na fase inicial (gengivite), com a doença na gengiva, e na fase mais severa (periodontite), com doença nos outros tecidos que suportam os dentes;
  • As oclusopatias: alteração no encaixe dos dentes e/ou arcadas;
  • Os traumatismos orais: quedas e batidas na boca.

4. Aleitamento materno: com relação à saúde bucal, a amamentação estimula o correto crescimento e desenvolvimento orofacial e contribui para a evolução natural da sucção, deglutição, respiração, mastigação e fala.

5. Higiene bucal no bebê sem dentes: quando a criança ainda é amamentada e não tem dentes, conforme a ABO, não é necessário fazer a limpeza bucal porque o leite materno protege toda a cavidade oral.

6. Primeiro dente de leite: o primeiro dente de leite surge, normalmente, entre o 6º e o 8º mês. Porém, há casos de bebês que nascem com dentes ou dos surgimento dos dentes nos primeiros 28 dias de vida. O odontopediatra é quem avalia se faz a manutenção ou a remoção deles.

7. Como fazer a higiene bucal: O odontopediatra é quem ensina a fazer a limpeza da boca da criança: dos dentes, da gengiva e da língua.

A orientação geral é a de sempre fazer movimentos delicados e sem pressa com a escova de dente. É importante lembrar que o tamanho da cabeça da escova deve ser proporcional à boca do bebê. Opte, ainda, por cerdas bem macias.

8. Pasta de dente: a orientação do Ministério da Saúde é a de usar uma pequena quantidade de pasta de dente infantil fluoretada, com concentração de flúor em torno de 1.100 partes por milhão (PPM).

Para a ABO, a quantidade de pasta de dente deve ser equivalente a um grão de arroz (0,1g) para crianças que não sabem cuspir.

9. Fio dental: geralmente, os dentes do bebê são bem separados. Quando forem mais juntinhos, o uso do fio dental é recomendado para que a limpeza bucal seja feita corretamente.

10. Frequência: a higiene usando pasta de dentes fluoretada deve ser feita duas vezes por dia: após o café da manhã e na última refeição antes de dormir à noite.

Mais no Blog Curso ASB

No nosso blog, além de como cuidar da boca do bebê, também falamos sobre saúde bucal na gestação. Leia também! Até a próxima.

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​