Seja bem vindo ao nosso Blog!

Como o ASB pode deixar o local de trabalho mais sustentável

Como o ASB pode deixar seu local de trabalho mais sustentável A sustentabilidade é uma preocupação crescente. Os recursos naturais estão cada vez mais comprometidos pela ação humana. E você, está fazendo a sua parte para ajudar o planeta? Se não sabe por onde começar, nós ajudamos! No post desta segunda-feira, confira como o Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) pode tornar o local de trabalho mais sustentável. São pequenas atitudes que podem fazer grande diferença!

4 dicas para deixar o local de trabalho mais sustentável

  • Separe e recicle o lixo
O brasileiro produz cada vez mais lixo – 1,52 milhão de toneladas por semana. Os dados são do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2020, realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública (Abrelpe). Em 2010, foram gerados 66,69 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos. Já em 2019, o descarte aumentou para 79,06 milhões de toneladas – 18,6% a mais. A produção de lixo plástico no Brasil também cresceu; no entanto, das 11,3 milhões de toneladas geradas, apenas 1,3% foram recicladas em território nacional. E, a cada 72,7 milhões de toneladas de lixo coletadas, cerca de 29,5 milhões foram descartadas incorretamente, indo parar em aterros controlados ou lixões. Para não contribuir com esse cenário crítico e deixar o local de trabalho mais sustentável, separe o lixo e dê a destinação correta a ele. Papel, plástico e até equipamentos eletrônicos podem ser reciclados. Outra sugestão é usar sacos de lixo biodegradáveis para o descarte.
  • Trate o lixo hospitalar da forma correta
Ainda falando de lixo, cuide adequadamente o hospitalar. Resíduos de procedimentos odontológicos podem causar danos ao solo e contaminar pessoas. Além disso, existe a possibilidade de ferir os lixeiros.
  • Reduza o consumo de água e de energia elétrica
Economizar água e energia elétrica também é importante. Para isso, o ASB pode, por exemplo, sugerir ao dentista a utilização de lâmpadas de LED e sensores de movimento na salas de consulta. Usar iluminação natural e desligar os refletores quando possível também são atos que fazem a diferença. Quanto à água, que tal começar evitando o desperdício nas cuspideiras?
  • Evite o consumo de papel e de produtos descartáveis
Um copo plástico pode levar de 250 a 400 anos para desaparecer. É muito tempo! Se possível, ofereça outras opções para água e café. Já quando fizer compras, prefira produtos com embalagens biodegradáveis. Por fim, converse com o dentista sobre a possibilidade de substituir a agenda de papel. Hoje, existem softwares completos para dentistas, que, além do serviço de agenda, ajudam nas finanças e na comunicação com os pacientes.

Desafio da sustentabilidade do Curso ASB

Por dia, dezenas de pessoas circulam no seu ambiente de trabalho. Não custa gentilmente lembrá-las de que a torneira pode e deve ficar desligada durante a escovação dos dentes. Através de dicas simples, comece a estimular bons hábitos nos pacientes e nos colegas de trabalho. E por que não no chefe também?! A gente sabe que muitas sugestões que demos acima dependem da aprovação dele. Então, considere tudo isso um desafio! Se você conhece mais alguma forma de deixar o seu local de trabalho mais sustentável, conte nos comentários. Nós vamos adorar saber! Até a próxima.

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​