Depois dos 40 anos, estima-se que quatro em cada 10 pessoas ronquem. Apesar de comum, o ronco merece atenção quando começa a provocar “quebras” frequentes do sono. Nesta sexta-feira, descubra como o seu dentista pode te ajudar a parar de roncar.
Afinal, por que as pessoas roncam?
O ronco ocorre quando há obstrução das vias aéreas durante o sono. Esse bloqueio pode ser causado pela língua ou por partes moles da boca, o que caracteriza a apnéia obstrutiva do sono.
Com essa falta de oxigênio, o cérebro manda mensagem para o indivíduo acordar e ele acorda parecendo engasgado.
Em casos mais leves de apneia, a pessoa não chega a acordar. Entretanto, o sono não permanece profundo, o que faz com que ela não descanse direito, acorde cansada ou tenha sonolência e perda de concentração durante o dia.
E as consequências não param por aí. A saúde pode ser prejudicada ainda mais, uma vez que o nível de estresse vai aumentando e contribuindo para o surgimento de outras doenças mais graves.
O destaque fica com os problemas cardíacos. Afinal, o coração é obrigado a bater mais vezes cada vez que o sujeito precisa respirar e é impedido.
O papel do dentista para parar de roncar
Há diferentes exames que o dentista pode fazer para diagnosticar a apneia, como a polissonografia ou o estudo do sono. Através deles, dá para analisar os padrões de sono com monitoramento dos sinais vitais durante uma noite.
Depois do diagnóstico e de encontrar a raiz do problema, basta ir em busca do tratamento, que varia conforme a gravidade do caso.
Se o paciente está, por exemplo, obstruindo as vias aéreas com a língua, o dentista pode recomendar o uso de placas de avanço mandibular durante a noite. Elas ajudam a reposicionar o órgão na boca, deixando a faringe mais livre para a passagem do ar.
Outras formas de evitar o ronco
Existem, ainda, outras condições que favorecem o aparecimento do ronco e podem ser evitadas. Veja abaixo:
- Perca peso. O peso excessivo pode causar obstruções nas vias aéreas;
- Consuma pouca ou nenhuma bebida alcoólica à noite. O álcool altera a qualidade do sono;
- Reduza ou elimine o uso de sedativos. Converse com o seu médico sobre as alternativas;
- Não durma de costas. Tente a posição de lado, com o apoio de um travesseiro.
Então, não deixe de procurar o seu dentista para parar de roncar e dormir de maneira mais saudável à noite! Acesse o nosso blog para ver outros posts sobre saúde bucal. Até a próxima!