Seja bem vindo ao nosso Blog!

Não deixe para retornar ao dentista só quanto tiver dor

Não deixe para retornar ao dentista só quando tiver dor de dente

Ainda neste ano, deixe para trás o péssimo hábito de retornar ao dentista só quando não conseguir suportar mais aquela dor de dente. A visita ao consultório odontológico deve ser regular. Assim, é possível prevenir e também identificar precocemente as doenças que insistem em tomar conta dos nossos dentes e da nossa boca.

Prevenção e tratamento de doenças

Em consultas rotineiras, o dentista pode identificar os primeiros sinais do câncer de boca – sabe a ferida na boca que incomoda há mais de 15 dias e não cicatriza? O diagnóstico precoce leva à eliminação de lesões pré-cancerígenas. Quando o tumor é diagnosticado no início e o paciente é rapidamente tratado, a chance de cura é grande.

Ainda no consultório odontológico, o dentista consegue dar fim à gengivite. Essa inflamação na gengiva acontece porque uma película viscosa e incolor de bactérias se formou nos seus dentes e na sua gengiva. A placa é formada quando a higiene bucal não está sendo bem feita.

Se diagnosticada no estágio inicial, a doença pode ser facilmente tratada pelo dentista. Isso porque ainda não foram atingidos os ossos e o tecido conjuntivo que mantém os dentes no lugar. Se não for tratada, a gengivite pode evoluir para casos mais graves, como a periodontite. Aí, é possível até mesmo perder os dentes.

Ao voltar ao dentista, você pode tirar dúvidas do dia a dia sobre hábitos higiênicos e alimentares: será que o café mancha mesmo os dentes?

Com que frequência retornar ao dentista?

A recomendação é a de consultar de seis em seis meses. Na verdade, o período varia conforme a necessidade de cada paciente. Um tempo menor, de quatro em quatro meses, pode ser indicado, por exemplo, para crianças que estão em tratamento contra a cárie.

Depois da visita ao consultório odontológico, basta cuidar da saúde bucal em casa. Por isso, passe fio dental e escove sempre os dentes depois de todas as refeições; tenha uma alimentação balanceada, com bastante frutas, verduras e legumes; e evite fumar e beber em excesso. Todo o cuidado que você tem com o seu corpo deve ser estendido à boca e aos dentes.

Mais no Blog Curso ASB

Para ler mais sobre saúde bucal, acesse o nosso blog.

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​