Seja bem vindo ao nosso Blog!

Você costuma emprestar o batom? Pare já!

Você costuma emprestar o batom? Pare já!

Emprestar o batom para uma amiga ou até para uma desconhecida é uma prática corriqueira quando vamos, por exemplo, retocar a maquiagem em uma festa. Agora, em pandemia, não dá nem para pensar em fazer algo assim. Mas você sabia que, antes mesmo do novo coronavírus, a prática já não era recomendadas pelos dentistas? 

Entenda o porquê neste post.

Emprestar o batom é mais perigoso do que você pensa

É porque o cosmético pode transportar de uma boca para outra vírus, bactérias e fungos presentes nos lábios e na saliva.

Muitas vezes, esses organismos unicelulares não se manifestam logo depois de emprestar o batom, mas, sim, no momento em que a resistência da pessoa está mais baixa.

Abaixo, confira mais duas doenças, além da Covid-19, que podem aparecer depois do empréstimo do cosmético:

  • Herpes labial: transmitida por vírus, ela aparece em múltiplas bolhas que viram ferida nos lábios. É altamente contagiosa e tratada com antivirais.
  • Queilite angular: transmitida por fungos, é uma irritação no canto da boca que não cicatriza sozinha. O tratamento pode incluir pomada ou medicamentos tópicos, como antibióticos e antifúngicos.

Notou esses sintomas? Então, não deixe de procurar um dentista para ter o diagnóstico e o tratamento corretos.

E dividir a escova de dente, pode?

Compartilhar a escova de dente faz parte da rotina de muitos casais – o que nos leva a crer que eles nem imagem o quanto esse hábito pode colocar a saúde deles em risco! Compartilhar um objeto tão pessoal como esse pode facilitar a transmissão de doenças sérias, como a herpes labial.

Como a gente viu neste post mesmo, quem tem herpes labial costuma ter feridas contagiosas nos lábios. Se a escova de dente encosta nessa região, vira um objeto contaminado e, assim, propagador da doença.

Pesquisas já mostraram que o vírus pode ficar ali na escova de dente por até uma semana.

É claro que existem fatores que podem diminuir o risco de transmissão, como a temperatura, a higiene e a imunidade da pessoa. Ainda assim, o ideal é evitar dividir a escova de dente, não importa com quem seja.

Quer mais dicas para a manter a saúde bucal em dia? Então, acesse o nosso blog e saiba como cuidar melhor do seu sorriso. Até mais!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​