Aposto que você já ouviu falar por aí que a primeira impressão é a que fica. É verdade. No caso do
Auxiliar em Saúde Bucal (ASB), porém, é importante passar ao paciente uma boa impressão sempre, independentemente se ele “já é de casa”. No post desta segunda-feira, veja mais sobre como o ASB deve agir ao
receber pacientes e acompanhantes.
As regras de ouro para receber pacientes e acompanhantes
Começamos falando da aparência.
O mínimo que se espera de um profissional da da saúde é ter um aspecto de limpeza. Cabelos e unhas, por exemplo, precisam estar impecáveis. Ter um sorriso bem cuidado, então, é praticamente uma obrigação para quem trabalha em um consultório odontológico.
Quanto à roupa, não há uma regra específica.
Até porque muitos auxiliares de dentista trabalham de uniforme. Sobre o uniforme, nem precisa dizer que deve estar em perfeito estado. É branco? Capriche para não deixá-lo encardir. O zelo também vale para os sapatos. O desleixo com os calçados chama muito a atenção.
Bem, com a aparência em dia, é hora de discutir a comunicação. A voz e as palavras utilizadas pelo auxiliar de dentista podem fazer a diferença na hora de
receber pacientes e acompanhantes, especialmente no primeiro contato. Por isso, prefira um tom de voz mais cordial e amigável.
Todo mundo aprecia uma boa educação. Só não force a barra! Pergunte, responda, converse, explique. Se não souber algo, seja sincero e diga que vai atrás da resposta. É melhor dar um retorno correto mais tarde do que falar besteira na hora.
Você também não pode deixar de prestar atenção à
linguagem do corpo. A dica é não parecer nervoso ou ansioso demais com a chegada de pacientes novos. Às vezes, você nem percebe, mas esses sentimentos transparecem através de pequenas atitudes.
Trabalhe firme para não exteriorizar o cansaço, a preguiça, o desleixo… Nada disso é bom para você e para um ambiente profissional. Invista em uma postura correta para evitar ser mal interpretado.
Tem dias em que é difícil? É, a gente sabe. Entretanto, com dedicação você consegue. Trabalhe, principalmente, o poder da sua mente!
Seja organizado
Além de todas essas dicas, não se esqueça de manter o seu ambiente de trabalho organizado. Já pensou que má impressão você vai passar se não conseguir encontrar o prontuário do paciente no meio de tanta bagunça?
Aqui no blog, temos vários posts sobre organização que podem ajudar.
Agora, é só por em prática tudo o que você aprendeu hoje sobre como
receber pacientes e acompanhantes. Não deixe de conferir, ainda, o texto sobre como humanizar mais o acolhimento do paciente
aqui no blog também. Até mais!