Seja bem vindo ao nosso Blog!

Seu filho respira pela boca ou pelo nariz?

Seu filho respira pela boca ou pelo nariz?

Antes de ler este post, repare: você respira pela boca ou pelo nariz? E seus filho? A respiração interfere no nosso corpo mais do que imaginamos, como, por exemplo, na forma das nossas arcadas dentárias. Você sabia que o mesmo osso que forma a parte de baixo da cavidade nasal forma também o céu da boca?

Quando a respiração é normal, ou seja, é suficiente quando feita pelo nariz e a criança não precisa abrir a boca, há um desenvolvimento normal das cavidades nasais pela própria entrada do ar.

Se, por outro lado, o ar não circula neste espaço por uma deficiência respiratória, os ossos da face têm um crescimento deficiente também. O céu da boca, então, fica estreito, causando uma mudança na posição de repouso da língua e no modo de mastigar e engolir.

Todo esse conjunto, que não está funcionando corretamente, leva a deformidades na arcada dentária e, consequentemente, na posição dos dentes.

Vários fatores podem contribuir para uma respiração bucal, como amígdalas e adenoides aumentadas, desvio de septo nasal, alergias respiratórias, asma, sinusite, rinite alérgica e outros até outros mais incomuns, como tumores, pólipos nasais e/ou deformidades congênitas.

O uso de chupeta e sucção de dedos pelas crianças podem gerar ainda mais deformação nas arcadas dentárias, já que a pressão feita também trabalha contra um desenvolvimento normal.

Como saber se meu filho respira pela boca?

Observe se a crianças mantém os lábios entreabertos, se dorme com a boca aberta ou se ronca quando dorme, Se sim, procure um otorrinolaringologista.

No tratamento da respiração bucal, muitas vezes, é preciso também o trabalho fonoaudiológico, mas o seu dentista pode ser o passo inicial para identificar isso, analisando o formato das arcadas dentárias e ajudando na sua correção com aparelhos. Fique atento!

Mais no Blog Curso ASB

Quer mais dicas de como cuidar da saúde bucal do seu filho? Então, acesse o nosso blog. Até mais!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​