Praticamente todo mundo fica apreensivo antes de uma operação. É uma mistura de medo e de ansiedade que deixa muita gente sem dormir. Há quem tenha arrepios só de pensar em anestesia geral. Nesses casos, a atenção dada pela equipe cirúrgica é fundamental. Mas, na prática, o que o Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) pode fazer para acalmar o paciente a ser operado.
A importância do diálogo para acalmar o paciente a ser operado
A resposta está em uma boa comunicação! Se você é auxiliar de dentista, reforce ao paciente, sempre que necessário e de forma acessível, em que consiste a operação e quais os seus benefícios. Isso ajuda a reduzir o nível de ansiedade nas horas e até mesmo nos dias que antecedem a intervenção cirúrgica.
Se for preciso, conte com a ajuda do anestesista e do cirurgião-dentista. A segurança que toda a equipe cirúrgica passa esclarecendo as dúvidas é diretamente proporcional à confiança depositada pelo paciente.
Sobre as possíveis complicações, há profissionais que preferem não falar sobre o assunto com medo de preocupar demais quem está na cadeira odontológica. Eles acabam dizendo apenas que tudo vai ficar bem só para acalmar o paciente a ser operado – o que está longe de ser o ideal.
O ideal mesmo é que você, como ASB, nivele as expectativas, os riscos e a realidade de uma cirurgia.
Com essa postura de falar de igual para igual, a gente garante que os resultados positivos vão bem além de acalmar o paciente a ser operado. Profissionais que mostram que não estão focados apenas em resolver um problema que lhes foi apresentado garantem uma clientela muito mais fiel.
Então, a partir de agora, que tal apostar sempre em um atendimento humanizado tanto para acalmar o paciente a ser operado, quanto para o sucesso do consultório odontológico onde você trabalha?
Se você tem mais dicas de como tranquilizar quem vai passar por uma operação, conte para a gente nos comentários. Aqui no blog, você também encontra mais posts como este. Até mais!