Em um consultório odontológico, muitos vírus e bactérias podem ser transmitidos diretamente e causar hepatite, herpes, HIV, tuberculose, Covid-19 e outras doenças. Neste post, veja quais as formas de transmissão de doenças em um dos principais locais de trabalho do Auxiliar em Saúde Bucal (ASB).
5 formas de transmissão de doenças
- Direta – Quando há contato com lesões infecciosas ou sangue e/ou saliva infectado (a);
- Indireta – Quando há contato com um objeto contaminado, como um instrumento, superfície ou equipamento;
- Respingo ou borrifo – Quando há contato de sangue, saliva ou outros fluidos corporais com a pele ou mucosa rompida ou não intacta;
- Pelo ar – Quando há transferência de microrganismos via sprays, névoas ou aerossóis.
- Tubulações do equipamento odontológico – Quando há ingestão ou inalação de água contendo microrganismos patogênicos liberados do biofilme dentro das tubulações.
A exposição ao sangue e à saliva é particularmente preocupante para os profissionais de odontologia durante o tratamento dentário. Por isso, é tão importante que toda a equipe esteja devidamente vacinada. Outras medidas que podem combater a transmissão de doenças no consultório odontológico são o uso de todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e a correta esterilização de materiais e equipamentos odontológicos.
Mais no Blog Curso ASB
Quer saber mais sobre o dia a dia do ASB? Acesse o nosso blog e nossas redes sociais tenha acesso a informações úteis para a profissão! Até mais.