Seja bem vindo ao nosso Blog!

Maio Vermelho: Aprenda a fazer o autoexame de boca

Maio Vermelho: Aprenda a fazer o autoexame de boca

Maio é o mês de combate ao câncer de boca. Uma das maneiras de vencer a doença é por meio do diagnóstico precoce, que leva à eliminação de lesões pré-cancerígenas. Quando o tumor é diagnosticado no início e o paciente logo faz o tratamento adequado, a chance de cura é grande. Mas você sabe como fazer o autoexame de boca?

Durante o autoexame de boca, você deve procurar por bolinhas, verrugas, machas brancas ou escuras e feridas que não cicatrizam.

Passo a passo para fazer o autoexame de boca

Para ficar mais simples, fizemos um passo a passo para que você não se esqueça de checar nenhuma ao fazer o autoexame de boca. Então, vamos lá:

  1. Examine os lábios;
  2. Olhe o céu da boca e garganta;
  3. Cheque as bochechas;
  4. Confira a parte de baixo da língua;
  5. Observe as laterais da língua;
  6. Apalpe os lábios, a língua e as bochechas.

Procure fazer o autoexame em frente ao espelho, com calma e em um ambiente claro. Os dentistas recomendam tocar bem os pedaços mais “molinhos” porque, às vezes, a lesão está por dentro da mucosa e até nas partes ósseas.

Caso encontre algo suspeito, procure um dentista de confiança.

Outras formas de prevenir o câncer de boca

Bons hábitos também podem evitar o câncer de boca. Ficar longe do cigarro – um dos principais causadores da doença – é um deles. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), de 75 a 90% dos cânceres que acometem a região da cabeça e pescoço são causados pelo tabagismo.

Seguir uma dieta balanceada, rica em frutas, verduras e legumes; beber moderadamente; proteger-se da radiação solar excessiva; e manter uma boa higiene da boca também ajudam no no combate ao câncer bucal.

Mas o que tem a ver a proteção contra o sol com o câncer de boca? Tudo! A doença pode aparecer no lábio, especialmente em pessoas com pele branca, quando a exposição à radiação solar é grande.

Quer saber mais dicas de como cuidar melhor da sua saúde bucal? Então, acesse o nosso blog.

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​