O Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) é o braço direito do dentista. E uma das tarefas mais comuns do dia a dia é separar e entregar para esse profissional os materiais odontológicos necessários para o atendimento do paciente. Mas você sabia que existem princípios básicos sobre a transferência de instrumentos?
Sim! O post desta segunda-feira é sobre o assunto.
O que o ASB deva saber sobre transferência de instrumentos
A transferência de instrumentos ocorre dentro da zona de transferência. Para que o processo seja eficiente e sem erros, é preciso que o Auxiliar em Saúde Bucal siga 5 princípios considerados básicos. Veja abaixo:
- O ASB deve conhecer a sequência do procedimento e ser capaz de se antecipar à necessidade do novo instrumento;
- Deve-se usar o mínimo de movimento (envolvendo apenas dedos, punho e cotovelo) ao transferir o instrumento;
- Os instrumentos são transferidos na posição de uso, o que significa que a extremidade de trabalho do instrumento fica direcionada para o dente a ser tratado;
- O instrumento é transferido de modo que o cirurgião-dentista possa empunhá-lo de maneira adequada e firme.
- O dentista deve segurar o instrumento firmemente.
Partiu instrumentar então? Para saber mais sobre o assunto, conheça o nosso Curso de Instrumentação Cirúrgica em Odontologia!
Mais no Blog Curso ASB
Aprendeu algo novo sobre transferência de instrumentos neste post? A gente espera que sim. Toda semana, tem conteúdo aqui no blog e nas nossas redes sociais para quem é Auxiliar em Saúde Bucal A gente se vê!