O Auxiliar em Saúde Bucal (ASB) corre risco de exposição a doenças infecciosas no ambiente de trabalho. Neste post, relembre os 4 portais de entrada para propagação de doenças e qual a melhor forma de prevenção em cada caso, conforme o livro “Fundamentos Essenciais para ASB e TSB”.
A propagação de doenças no consultório odontológico
- Inalação
Exemplo: Respirar aerossóis gerados por instrumentos manuais, seringas de ar/água ou dispositivos de limpeza ultrassônica não cobertos.
Como prevenir: Use máscara facial durante os procedimentos quando processar instrumentos e superfícies contaminadas. É importante reforçar que os escudos faciais protegem contra borrifo, mas não contra inalação.
- Ingestão
Exemplos: Engolir gotículas de sangue ou saliva borrifadas para dentro da boca. Mãos sem luvas entrando em contato com itens ou superfícies contaminadas e depois manuseando alimentos.
Como prevenir: Use máscaras faciais, lave frequentemente as mãos e mantenha as superfícies livres de contaminação, com barreira ou desinfetantes de superfície.
- Membrana mucosa
Exemplo: Gotículas de sangue ou saliva borrifadas nos olhos, nariz ou boca.
Como prevenir: Use máscaras faciais e óculos de segurança com escudos laterais e inferiores durante os procedimentos e quando processar instrumentos e superfícies contaminadas.
- Rupturas na pele
Exemplos: Cortes ou perfurações por instrumentos afiados contaminados. Cortes ou rachaduras em mãos não enluvadas ou em luvas rasgadas.
Como prevenir: Desenvolva e pratique hábitos de trabalho seguros. Troque as luvas rasgadas ou furadas o mais breve possível. Proteja as mãos contra rachaduras.
Cumprindo essas medidas de prevenção contra a propagação de doenças, você está cuidando de você, dos seus colegas de trabalho e também do paciente!
Mais no Blog Curso ASB
Para mais posts como este, continue de olho aqui no blog e nas nossas redes sociais.