Seja bem vindo ao nosso Blog!

5 dicas que toda ASB precisa colocar em prática para melhorar a gestão do consultório

gestão do consultório de um dentista não é uma responsabilidade apenas do próprio proprietário ou diretor. Essa tarefa também está dentro das atribuições do Auxiliar em saúde bucal, sendo esta, uma peça chave para que todo o consultório funcione de maneira correta com um atendimento de qualidade e otimizando os processos.

Logicamente, tudo isso só dá certo se o trabalho em equipe funcionar, e é justamente por essa razão que a Auxiliar em saúde bucal deve sempre buscar um bom relacionamento com seus colegas de trabalho e não ter vergonha de expor a sua opinião. Afinal, a ASB possui capacidade para auxiliar nessa tarefa.

Dentro desse contexto, separamos para todos as auxiliares, cinco grandes dicas que devem ser seguidas para ajudar na gestão do consultório e ser cada vez mais reconhecido e valorizado dentro do seu trabalho. Confira!

Buscar ter um bom relacionamento com todos os outros colaboradores

Como dissemos anteriormente, é indispensável uma boa relação com toda a equipe, desde os dentistas até as recepcionistas. Isso representa o primeiro passo para conseguir entender toda a mecânica do consultório e identificar possíveis pontos fracos, além de criar um ambiente propício para que a ASB exponha a sua opinião.

Antecipar ao que for necessário para melhorar a gestão do consultório

Para otimizar o trabalho do dentista melhorando a gestão do consultório, nada melhor do que um auxiliar de saúde bucal proativo. Um profissional proativo representa aquele que se antecipa das necessidades, realizando o que deve ser feito e que executa além do que é necessário para a sua função sem a necessidade de ninguém pedir. Tenha certeza que essa ação fará com que todos os processos aconteçam mais rápidos, melhorando todo o consultório.

Buscar informações dos pacientes recorrentes

Sabe aquele paciente que acabou de iniciar um tratamento odontológico e que terá a necessidade de sempre visitar o consultório? Ou então aquele cliente que, por rotina, sempre vai ao dentista? A ASB deve procurar todas as informações sobre o tratamento bucal e o que for necessário para a consulta, para assim, montar todo o cenário e atentar em pequenos pontos que tragam mais comodidade para o cliente.

Anotar as ideias e apresentá-las com argumentos

É normal do ser humano ter várias ideias boas durante o dia, da mesma maneira que também é normal não haver o cuidado em anotá-las. Uma grande dica para melhorar a gestão do consultório é a ASB buscar situações que podem ser melhoradas. Quando as ideias aparecerem, a ASB não deve pensar duas vezes em anotá-las em um caderno, depois, é só pensar nos argumentos que defendam a sugestão e apresentar para o dentista ou proprietários do consultório em uma reunião ou conversa mais formal.

Estar sempre disposto a ajudar

Nesse sentido, não estamos falando apenas de quando alguém pede a ajuda da ASB, mas também de quando a própria profissional auxiliar percebe que pode ajudar. A decisão de ser prestativo está totalmente nas mãos da ASB. Em outras palavras, ao perceber uma situação que necessite de ajuda, é necessário estar presente para fazer o melhor que puder. Assim, todo o processo melhora, a gestão do consultório fica otimizada e o reconhecimento será ainda maior.

E aí, gostou desse texto sobre ASB? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo e acesse nosso blog para mais dicas!

MAIS DE 15.000 PESSOAS JÁ RECEBEM NOSSOS E-MAILS! RECEBA TAMBÉM.​